Para que serve o WPS do roteador?
Você sabia que a função WPS do seu roteador deixa sua rede vulnerável aos invasores? Aprenda para que ele serve e como desativá-lo.
Ter uma rede Wi-fi em casa ou no trabalho é indispensável nos dias de hoje. Com tantos aparelhos que se conectam à internet como Chromecast, smartphones, tablets, Smart TVs e até computadores, a rede wireless facilita muito a nossa vida. Mas, nem sempre é fácil acessar à internet, principalmente quando esquecemos a senha.
Existe um padrão de segurança que permite que você acesse a rede wireless sem precisar de uma senha: a tecnologia WPS (Wi-Fi Protected Setup). O recurso serve para que o usuário possa configurar o mecanismo de segurança WPA de forma mais fácil: apenas inserindo um nome e senha para a rede. Essa configuração é padrão e vem configurada automaticamente de fábrica e é ativada quando você liga o seu aparelho.
Para utilizar a rede sem digitar a senha, você precisa clicar no botão que, geralmente fica próximo às portas de rede do roteador. Ao apertá-lo, a rede vai procurar um dispositivo que esteja buscando uma conexão Wi-Fi e facilitar o acesso para o aparelho.
Quer saber como configurar e quais as desvantagens dessa tecnologia? Fique com a gente e leia este artigo.
Como acessar a rede através do WPS
Primeiro de tudo você precisa conferir se seu roteador tem esse recurso. Alguns fabricantes podem usar termos diferentes para esta função e talvez seja necessário que você habilite a tecnologia WPS no roteador. Para essas informações, você precisa entrar em contato com o fabricante. Lembrando também que essa opção somente será possível ser utilizada por um aparelho Android.
Para acessar, abra as configurações de Wi-Fi do smartphone e procure um ícone com duas setinhas, uma ao lado da outra, apontando para lados opostos. Em modelos que não tenha o ícone, basta procurar pela função em que aparece o “WPS” no nome.
Habilite a opção e logo em seguida toque no botão (WPS) do roteador. Em alguns segundos você estará conectado à internet, sem precisar de nenhuma senha. Em um computador com Windows, você deve selecionar a rede Wi-Fi e quando pedir a senha, basta tocar no botão WPS do roteador, que ele irá buscar automaticamente a rede e se conectar à ela.
As desvantagens da função
Apesar de ajudar muito na hora de acessar a internet de forma rápida e sem precisar ficar digitando a senha, a função WPS é vulnerável aos ataques de rackers, principalmente por se tratar de um PIN de apenas 8 caracteres com números. Iss o facilita a descoberta da senha com mais rapidez.
Além disso, ao entrar na rede Wi-Fi de alguém, você não tem somente acesso à internet, mas aos dados e tudo o que é compartilhado naquela rede. Outro problema é que, com o WPS habilitado, quando o usuário não consegue se conectar, o roteador responde enviando um pacote EAP-NACK, permitindo que sejam descobertos os primeiros 4 dígitos do PIN.
Isso ajuda o invasor a descobrir de forma mais rápida qual a senha correta da rede. Com a tecnologia a senha não pode ser alterada como no SSID e na chave WPA. Isso deixa seu aparelho ainda mais vulnerável e aberto para que o hacker entre quantas vezes quiser.
O recomendado é que você desabilite essa função no seu roteador e utilize proteções mais fortes como a WPA e WPA2, que diminuem a possibilidade de quebra de senha. Mas fique atento, pois em alguns produtos, a opção não desativa realmente o WPS. A solução seria atualizar o firmware ou trocar o aparelho.
Como desativar o WPS no roteador
Para proteger sua rede, você mesmo pode desabilitar a função WPS no roteador. Basta seguir este passo-a-passo:
Passo 1: Digite o IP do roteador no navegador. Caso não saiba, clique no Menu Iniciar e digite “cmd” na caixa de pesquisa, e no Promp de Comando digite “ipconfig” e dê enter. Vá em “Adaptador de Rede sem Fio Wi-Fi” e copie o número descrito em “Gatway Padrão” e cole no navegador;
Passo 2: Ao aparecer a janela de login, digite o usuário e a senha, que normalmente é “admin” nos dois campos. Caso não seja, consulte o fabricante para saber qual é o correto;
Passo 3: Clique na aba “Interface setup” e entre na opção “Wireless”;
Passo 4: Localize a opção “WPS” e desative selecionando “No”. Fique atento, pois a opção “Broadcast SSID” deve se manter ativado ou sua rede não conseguirá ser visualizada;
Passo 6: Em seguida, o roteador irá reiniciar e dois novos campos aparecem: “SSID” e “Authentication Type”. No primeiro, digite o nome que quer para sua rede e no segundo selecione a opção “Disable” para que não peça a senha (caso prefira rede aberta). Salve as alterações e pronto!
Fique tranquilo, pois desativando essa função, não irá interferir no desempenho do seu sinal, apenas deixará sua rede mais segura. É recomendável também que você mantenha o firmware sempre atualizado para evitar que o roteador fique vulnerável aos invasores. Gostou das dicas?
Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!