Dicas

Os melhores aplicativos para distrair as crianças

Opções para divertir os pequenos conectados

Não são só os adultos que estão cada vez mais ligados em tecnologia. Parece até que as crianças já nascem sabendo como navegar em um smartphone, com seus dedinhos deslizando pelas telas.

Mais uma vez, os desenvolvedores de aplicativos estão atentos a essa tendência, lançando vários apps especialmente para os pequenos. As opções são as mais variadas, desde vídeos educativos e divertidos, a jogos que ajudam o desenvolvimento através da diversão.

É claro que é importante equilibrar, pois os pequenos têm que desenvolver a imaginação e coordenação motora com atividades variadas.

Mas isso não significa que os pais não podem aproveitar a tecnologia para distrair os pequenos, certo? Em viagens longas de carro, ou naqueles momentos que os adultos precisam de um descanso, o smartphone pode ser muito bom para prender a atenção das crianças.

Ah, mas um alerta! É muito importante que os adultos fiquem sempre de olho no que os pequenos acessam na internet! Lembre-se de conferir de tempos em tempos se o conteúdo é adequado para a faixa etária das crianças.

Agora sim, veja 5 aplicativos para distrair os pequenos no celular!

 

Netflix

Isso mesmo, a Netflix não serve só para maratonas de séries e filmes de adultos! O aplicativo de streaming tem muitos desenhos animados e conteúdos para crianças de diferentes idades.

É possível encontrar desde clássicos infantis até os desenhos de maior sucesso do momento, como animações da Disney e Pixar. Além dos filmes, você também encontra séries e episódios mais curtinhos.

Para garantir que os pequenos não acessem nada que não seja indicado para a idade deles, o aplicativo tem recurso de controle dos pais. Você pode definir uma senha para acessar conteúdos por classificação etária ou em séries e filmes específicos. Outra alternativa é criar um perfil próprio dos pequenos, e restringir o acesso aos conteúdos impróprios dentro desse perfil.

Youtube Kids

O Youtube resolveu boa parte do problema de acesso a conteúdos restritos ao criar um aplicativo só para os pequenos. O aplicativo é todo formado por vídeos e canais infantis.

O Youtube Kids tem as mesmas funções do aplicativo original, como a criação de playlists. Mas incluiu algumas configurações específicas. Entre elas, claro, está o controle dos pais, afinal, segurança nunca é demais!

Outra funcionalidade bem legal é o limite de tempo, que avisa aos pequenos que o tempo acabou e bloqueia o app. Bem legal para poupar os adultos daquelas famosas reclamações e do “só mais um pouquinho”, né? A mamãe ou o papai não podem levar a culpa, foi o aplicativo que mandou!

Entre os milhares do conteúdos do Youtube Kids, os pequenos podem assistir a Peppa Pig, o Show da Luna, a Galinha Pintadinha, a Marsha e o Urso e muito mais.

My Talking Tom

O My Talking Tom é uma forma de ensinar um sobre responsabilidade aos pequenos ao cuidar do Tom, um gatinho virtual. Depois de escolher o visual e o cenário do Tom, os pequenos precisam atender às necessidades do bichinho.

Algumas das atividades incluem dar comida, levar o banheiro, brincar, dar banho e colocar o Tom para dormir. Á medida em que for ganhando pontos, as atividades aumentam, e os pequenos podem até acompanhar o Tom em algumas viagens.

E sem esquecer: o Tom dá muito menos trabalho do que qualquer gatinho de verdade!

Turma da Galinha Pintadinha

Com mais de 3 bilhões de visualizações no Youtube, a Galinha Pintadinha ganhou um aplicativo para chamar de seu.

A produção 100% brasileira inclui uma enorme variedade de vídeos lúdicos, musicais, joguinhos e atividades educativas, incluindo aulinhas de inglês e espanhol.

A versão paga permite a criação de playslists e o download de vídeos para ver sem internet. Mas a versão gratuita garante acesso a todos os conteúdos do aplicativo.

Minion Rush: Meu Malvado Favorito

Aqui vale começar com um alerta! O jogo Minion Rush: Meu Malvado Favorito até pode ser bem legal para os pequenos, mas também pode viciar os adultos. Mas, um de cada vez, todo mundo se diverte!

O jogo acompanha uma animada corrida com as queridas criaturinhas amarelas. Pelo caminho, os pequenos passeiam por cenários dos filmes e encontram seus personagens preferidos, enquanto coletam pontos e passam de fase. Os gráficos e efeitos sonoros são super bem feitos, trazendo toda a emoção de estar dentro do filme.

Como as crianças controlam os passos dos Minions, é uma boa maneira de desenvolver a coordenação motora. E dar boas risadas, claro!

Discovery Kids Play

Famoso por ser um dos pioneiros a dedicar toda sua programação aos pequenos, o Discovery Kids também pode ser acessado no smartphone. Mas é preciso já ser assinante de alguma TV por assinatura que tenha o canal em seu pacote.

Se for o seu caso, pode contar com personagens famosos como a Peppa Pig, Zack e Quack e o pessoal do Show da Luna. Eles estarão logo ali para te ajudar a distrair os pequenos.

Deixe um comentário

avatar