icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Blog

Orkut está de volta? 5 coisas sobre site brasileiro que reproduz rede social

Novo aplicativo chamou atenção ao aparecer na Google Play Store.

Nos últimos dias, usuários de smartphones Android se depararam o aplicativo Orkut.br na Google Play Store, com logo idêntica à antiga rede social, fenômeno dos anos 2.000. Todavia, um aviso de que não se trata do Orkut original é exibido logo ao baixar o app.

Descontinuado em 2014, o Orkut marcou os primeiros passos em redes sociais de toda uma geração. Agora, um desses fãs da falecida plataforma criou o Orkut.br, que busca retomar as dinâmicas originais do Orkut. Para isso, o desenvolvedor recriou uma plataforma com a mesma interface e algumas das principais ferramentas da antiga rede.

A brincadeira não deixa de ser interessante, principalmente para os mais nostálgicos. Contudo, alguns pontos sobre o “novo Orkut” devem ser esclarecidos. Veja a seguir:

 

Conheça os planos TIM Controle com WhatsApp ilimitado e economize internet para conhecer os novos aplicativos que não param de ser lançados. 

1 – Nenhuma ligação com o Orkut original

Apesar da interface idêntica, uso da logo e ferramentas revividas, o Orkut.br foi criado por um brasileiro e não tem ligação com a plataforma oficial. Ou seja, não será possível acessar antigos perfis, fotos, scraps, depoimentos ou comunidades. 

A ideia é que os usuários recriem a dinâmica do Orkut, mas partindo do zero. Assim, é preciso começar com um perfil “zerado”, e então adicionar amigos, participar de comunidades, criar álbuns de fotos e trocar depoimentos e scraps com os contatos.

2 – As principais ferramentas do Orkut estão disponíveis, mas não todas

Isso mesmo, é possível adicionar amigos, escrever os famosos depoimentos e até classificar os contatos como “confiável”, “legal” e “sexy”. 

Algumas das comunidades mais famosas do antigo Orkut, como “Eu odeio acordar cedo”, “Eu amo chocolate” e “Deus disse: desce e arrasa” já estão por lá. E a tendência é que muitas outras voltem com a popularidade do aplicativo.

Todavia, nem todas as ferramentas antigas estão disponíveis. Por exemplo, pelo menos por enquanto, não tem como retomar sua “Colheita Feliz” ou criar um novo “BuddyPoke”.

3 – Aplicativo do Orkut.br

O Orkut original acabou antes da popularização dos smartphones. Logo, a plataforma nunca teve uma versão mobile. Sim, as interações eram realizadas apenas em frente a um computador. 

Mas é claro que, hoje em dia, isso não faria mais sentido e o Orkut.br pode ser acessado no computador ou pelo aplicativo para Android. Aliás, foi sua presença na Google Play Store

que chamou atenção do público. Tanto que em poucos dias o aplicativo foi instalado mais de 500 mil vezes.

Ao instalar o app, o usuário recebe um aviso de que essa é uma rede social criada por um fã, sem ligação com o Orkut original. A mensagem deixa claro que as informações de antigos perfis não serão recuperadas. 

Mas todas as interações com amigos e comunidades e criação de álbuns e outros detalhes do perfil podem ser feitos pelo celular.

4 – Cuidados com privacidade

Assim como tantos outros apps da Google Play Store, o Orkut.br não é uma ferramenta oficial do Google. Logo, cuidados devem ser adotados. 

Os termos de uso do site informam que “quando você publica conteúdos ou informações, está permitindo que todos, incluindo pessoas fora do Orkut.br, acessem e usem essas informações e as associam a você (isto é, ao seu nome e foto de perfil)”. Em resumo: não é possível saber quem vai acessar as informações e postagens de seu novo perfil.

Sendo assim, não publique informações sensíveis, que deixem a sua segurança na internet e na vida real vulneráveis.

Além disso, o Orkut.br tem a possibilidade de integração com o perfil do Facebook. Ao autorizar essa conexão, o app pode acessar informações que constam na rede social mais usada atualmente. Como ainda são poucas as informações sobre segurança da nova plataforma, é melhor não autorizar esse acesso.

5 – Como fazer uma conta no novo Orkut.br

O cadastro pode ser feito na versão para navegador ou no aplicativo. É só clicar em Entrar Já e informar dados como nome, data de nascimento, e-mail, sexo e país, além de escolher a senha de acesso.

Prontinho, agora é só completar o seu perfil, adicionar amigos, participar de comunidades e se divertir com a nostalgia.

 

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top