Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Dicas e curiosidades

OLED x LCD x AMOLED: entenda a diferença entre as tecnologias de tela para celular

Descubra os pontos fortes de cada uma das tecnologias usadas nos displays dos smartphones.

Com o crescimento das plataformas de vídeos em streaming e evolução dos jogos para celular, as telas dos smartphones ganham cada vez mais atenção das fabricantes. Além de telas maiores, o público também faz questão de alta qualidade de imagem.

Com isso, as marcas passaram a destacar as tecnologias usadas nos displays. Atualmente, as mais encontradas são OLED, LCD e AMOLED. 

É importante começar dizendo que essas nomenclaturas mostram qual a construção das telas usadas nos aparelhos. 

Já a definição de imagem, que pode ser HD+, Full HD+, 4K e assim por diante, mostra o número de pixels usados nos displays. Ou seja, uma tela OLED pode apresentar resolução Full HD ou 4K, assim como uma tela LCD ou AMOLED.

Agora que já separamos o que é tecnologia e o que é definição de imagem, veja as diferenças entre as telas LCD, OLED e AMOLED:

Encontre os melhores smartphones com tela grande na loja online da Claro e aproveite desconto para pagar menos no seu smartphone!

Telas LCD

Essa é a famosa Tela de Cristal Líquido (Liquid Crystal Display, em inglês), tecnologia mais simples disponível em smartphones mais recentes. Essas telas são compostas por cristais líquidos que alteram sua estrutura molecular de acordo com a corrente de energia.

O funcionamento dos displays LCD dependem de uma placa de luz de fundo, ou backlight, que ajuda a definir as cores exibidas, inclusive o preto e o branco. Como consequência, as telas LCD costumam não apresentar níveis de contrastes tão apurados.

É aí que entra o LCD IPS, também bem popular entre os smartphones. O IPS, ou In-Plane Switching, é uma evolução do LCD que deixa as moléculas mais organizadas. O resultado vem com melhores resultados de contraste e cores mais precisas.

Os melhores smartphones Samsung com tela Super AMOLED estão na loja online da TIM! Aproveite as ofertas e garanta já o seu!

Telas OLED

Como o nome já indica, as telas OLED (Diodo Emissor de Luz Orgânica, ou Organic Light-Emitting Diode) são a evolução dos displays LED. Ao usar diodo orgânico no lugar dos cristais líquidos, o OLED dispensa a necessidade da luz de fundo. Assim, cada um dos pixels funcionam individualmente.

A vantagem dessa tecnologia é que os contrastes são mais definidos, com exibição de pretos mais profundos. 

Como pixels que exibem a cor preta estarem desligados, as telas OLED também ajudam na economia de energia, melhorando a autonomia da bateria dos smartphones. Por isso, muitos aparelhos que apostam no uso do Modo Escuro usam telas OLED, como é o caso do iPhone 11 Pro.

Telas AMOLED

Os displays AMOLED usam elementos das telas OLED, como os diodos orgânicos, e uma placa TFT – Thin Film Transitor, que controla a tensão elétrica de cada pixel.

Como resultado, as telas AMOLED têm um nível de detalhes e contraste próximos do OLED, mas com tempo de resposta mais rápido e imagens mais fluídas.

Aqui, vale falar também das telas Super AMOLED, da Samsung, que eliminou uma das camadas da tela AMOLED. Assim, as respostas aos comandos touch são ainda mais rápidas.

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top