icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Dicas e curiosidades

‘O Windows não pode ser instalado neste disco’: saiba como resolver erro

Confira o passo a passo para conseguir concluir a instalação do Windows no seu computador.

Há diversos erros que podem acontecer na hora de instalar o Windows. Um deles é o relacionado à mensagem que diz que o sistema não pode ser instalado no disco. Esse problema pode ter como causa diversas situações, que você confere a seguir.

Precisando do Pacote Office? Assine o 365 e tenha acesso aos programas em qualquer lugar!

Como resolver mensagem “O Windows não pode ser instalado neste disco”:

3° – Problema na partição do disco

Essa é uma das causas mais comuns para a mensagem de erro “O Windows não pode ser instalado neste disco” e costuma acontecer em máquinas mais antigas.

Para resolver, você vai precisar mudar o tipo de partição do disco para MBR. Isso é possível através de uma ferramenta chamada MiniTool Partition Wizard. Neste caso, você só vai precisar clicar no volume e mudar de GPT para MBR.

Você também pode realizar a tarefa por meio do disco de instalação do Windows. Quando estiver na primeira tela, pressione as teclas Shift e F10 ao mesmo tempo para acessar o Prompt de Comando (CMD) e mudar a partição para MBR.

2° – Mensagem citando NTFS

Outra possibilidade de erro ao instalar o sistema é quando aparece a mensagem “O windows deve ser instalado em uma partição formatada NTFS, a partição é de um tipo não reconhecido”.

Neste caso, você vai precisar formatar o seu disco. Portanto, certifique-se de que fez um backup para não perder seus arquivos. Na hora da formatação, será preciso escolher NTFS em vez de exFAT ou FAT32.

Essa mudança pode ser feita por meio do gerenciador de disco do Windows (CMD) ou através do MiniTool Partition Wizard. No primeiro caso, se o Windows ainda não estiver instalado, você deve pressionar Shift e F10 ao mesmo tempo na tela inicial para ter acesso ao gerenciador.

3° – Mudando a inicialização da BIOS

Uma configuração da placa mãe também pode ser a responsável pela mensagem de erro. Nesse caso, o aviso é “O Windows não pode ser instalado neste disco. O disco selecionado tem uma tabela de partição GPT”.

Para resolver, você deve acessar a BIOS do seu computador. A maneira como se acessa varia de acordo com a marca do computador.

Uma vez na BIOS, procure pelas configurações e mude de BIOS para UEFI, caso a mensagem de erro cite GPT. Caso o aviso de falha na instalação mencione MBR, mude para Legacy.

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top