Curiosidades

Upload, o que significa? Entenda por que é importante você saber.

Mesmo que você ainda não saiba o que é upload, é provável que já tenha feito um hoje!

Upload e download são palavras bastante comuns no dia a dia de quem usa a internet. Mas você sabe o que elas significam? É exatamente sobre isso que vamos falar aqui. Mesmo que você ainda não saiba o que é upload, é muito provável que tenha feito um recentemente. Continue a leitura para conhecer o conceito de cada termo e entender as diferenças entre eles.

O que é upload?

Do inglês, “upload” significa “envio”. Essa é mais uma das muitas palavras da língua inglesa que entraram para o vocabulário dos brasileiros com a chegada e a expansão da internet.

Mas, para matar logo a curiosidade, upload é o ato de enviar arquivos para um servidor. Por exemplo, quando você posta um vídeo no YouTube, está fazendo o upload de um vídeo para o servidor do YouTube.

O mesmo acontece quando você posta fotos em sites e aplicativos como Facebook, Instagram e Printerest. Ao enviar o arquivo, você está fazendo o upload deles.

Qual é a diferença entre upload e download?

Se upload quer dizer “envio”, download tem como tradução literal do inglês para “português” o verbo “baixar”. Trazendo para o dia a dia, basicamente, upload e download são ações contrárias que realizamos na internet.

Enquanto o ato de fazer um upload significa enviar as informações para um servidor, como explicado acima, ao fazer um download o usuário está baixando, ou adquirindo uma informação de outro computador ou servidor.

Isso acontece porque nossas ações na internet dependem, no geral, da troca de informações entre pelo menos dois computadores. O mais comum é acessarmos dados disponibilizados nos chamados servidores, que nada mais são do que os computadores usados para armazenar as informações de sites e empresas como Google e Facebook.

O outro computador ou dispositivo móvel costuma ser o do usuário comum, que acessa as informações dos servidores. Nesse caso, o nome dado é “cliente”. Sendo assim, temos geralmente a troca de informações entre servidor e cliente para realizar a maioria das ações na internet.

Quando um servidor envia dados ao cliente, como fotos, vídeos e arquivos de texto, essa ação é chamada de download. Mas quando o caminho é o contrário, ou seja, quando o cliente envia dados ao servidor, o processo recebe o nome de upload.

Durante o uso da internet, fazemos isso o tempo todo. No entanto, o mais comum na é baixarmos as informações, já que passamos mais tempo consumindo esses dados do que enviando arquivos e outros dados.

A importância da velocidade de upload

Saber a diferença entre os dois processos é muito importante, principalmente na hora de verificar o consumo da internet ou de contratar um novo pacote de banda larga, por exemplo.

As empresas que oferecem serviços de banda larga costumam vender pacotes com uma velocidade de megabits ou gigabites diferente para download e upload. Geralmente, a velocidade de upload é muito inferior a de download, o que, na maioria das vezes, não representa um problema, pois como citado, o mais comum é baixarmos mais arquivos do que enviarmos.

Sendo assim, é muito importante ter em mente o quanto você costuma baixar e o quanto costuma enviar de arquivos para saber se um determinado pacote vai atender as suas necessidades.

Quem faz subidas de muitos vídeos no YouTube, por exemplo, naturalmente vai precisar de um pacote de banda larga que tenha alta velocidade de upload. Caso contrário, subir um vídeo na plataforma pode levar tempo demais.

Outro problema que pode ser ocasionado pela baixa velocidade é o “ping” em jogos online. Caso o usuário verifique se o game está rodando com alguns atrasos, prejudicando a performance no jogo, uma das causas possíveis é a velocidade de upload, que não está sendo suficientemente alta para a atividade.

Para ter certeza de que essa é a causa dos atrasos nos jogos, uma alternativa é buscar um velocímetro ou plataforma semelhante na internet que indique especificamente a velocidade média de operação da internet, separada em download e upload.

Subindo arquivos para a “nuvem”

Com o avanço da internet e o aumento da quantidade de uploads por parte dos usuários, uma alternativa encontrada foi o serviço de armazenamento em nuvem. Esses servidores ficam online 24 horas por dia e oferecem espaço para que as pessoas salvem seus arquivos lá.

Uma das vantagens do armazenamento em nuvem é que libera espaço do seu dispositivo, seja ele um computador ou um celular. Por exemplo, é possível fazer upload de todas as fotos do smartphone em um serviço de nuvem e apagar elas do aparelho.

O acesso aos arquivos salvos em nuvem pode ser feito a qualquer hora, e de qualquer lugar, desde que você faça login através de um usuário e senha específicos. No entanto, é preciso ter acesso à internet para ver os arquivos.

 

Deixe um comentário

avatar