icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Dicas e curiosidades

O que significa FTTx?

Entenda a arquitetura de distribuição da internet por fibra ótica.

FTTx (Fiber To The x) é a sigla genérica usada para designar o sistema de envio de redes de fibra ótica da operadora para o cliente final.

Existem diversas maneiras de se fazer essa arquitetura e proporcionar internet mais rápida para as casas e empresas. 

A fibra ótica pode ir diretamente para o local final, ou mesmo ir até determinado ponto, chamado de last mile, para então continuar o trajeto por meio de cabo metálico ou coaxial.

A escolha do tipo de sistema FTTx, portanto, leva em consideração aspectos como o orçamento do cliente e infraestrutura da operadora de internet banda larga ou TV por assinatura.

De maneira geral, as operadoras que oferecem a estrutura FTTH (Fiber To The Home) conseguem entregar mais estabilidade e velocidade ao cliente final. Contudo, essa ainda é a tecnologia mais cara.

Quer internet de fibra ótica com qualidade de verdade? Conheça os planos Vivo Fibra e assine agora o seu!

Quais são os tipos de FTTHx?

A sigla FTT vem acompanhada de uma letra final, que é a identificação do tipo de sistema usado para levar a internet banda larga ou a TV por assinatura por meio da fibra ótica.

No caso da FTTH já citada, é capaz de levar diversos serviços ao mesmo tempo, como internet, telefone e TV. Nessa arquitetura a velocidade é maior, uma vez que vai diretamente para o ponto final, sem intermediações. A tecnologia é a grande aposta para o futuro.

Mas há também outras siglas que representam sistemas diferentes. Esse é o caso da FTTB (Fiber To The Building), usada em prédios. Nessa arquitetura a fibra chega até um ponto do prédio e é distribuída por meio da rede Ethernet, que usa cabo de rede ou de cobre.

Parecida com a FTTB, na FTTC (Fiber To The Curb) a fibra ótica vai até um armário que fica em uma rua. A partir dele, a conexão é distribuída da mesma maneira: por VDSL2 ou Ethernet e cabo coaxial ou de cobre.

Já a FTTD (Fiber To The Desk) pode ser ainda mais eficiente, já que todo o cabeamento é levado diretamente ao computador do usuário, sem interferências.

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top