icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Dicas e curiosidades

O que se pode fazer com um smartphone velho?

Que tal transformar seu smartphone velho em um GPS, MP3 Player ou ainda usar como uma espécie de Google Home? Confira algumas utilidades para aparelhos antigos.

Trocar de celular virou rotina para muitos brasileiros. Só que, muitas vezes, o smartphone velho ainda está em bom estado, porém ficando esquecido no fundo de alguma gaveta.

Para evitar o desperdício e continuar aproveitando o seu smartphone velho, confira a seguir 6 dicas do que pode ser feito dele.

 

Pensando em trocar seu smartphone velho? Confira diversos modelos novinhos na loja online da TIM e ganhe descontos ao contratar um plano de celular junto!

1.Usar o smartphone velho como controle remoto

Muitos dispositivos já permitem usar o celular como controle remoto. Esse é o caso de media centers, computadores e até mesmo smart TVs. Caso o seu smartphone velho seja compatível com um desses aparelhos, você pode destiná-lo a desempenhar somente essa função.

Além disso, se seu smartphone velho tiver infravermelho, poderá ainda ser usado para controlar aparelhos como DVDs, Blu-Rays, Home Theater; além da televisão e até mesmo o aparelho de ar condicionado. Para isso, você pode ter que baixar um aplicativo, como é o caso do Mi Remote.

 

2.Transformar em um “Google Home”

Uma das maneiras mais interessantes de dar vida ao seu smartphone velho é transformando-o em uma espécie de Google Home, o assistente pessoal do Google. Contudo, essa possibilidade só está disponível para usuários de celulares Android, desde que o modelo não seja tão antigo assim.

Para começar, ele precisa reconhecer o comando “Ok Google” e ter Google Assistente, o que costuma acontecer em celulares com Android a partir da versão 5.0 (Lollipop).

Além disso, você vai precisar de ao menos um alto-falante para ouvir melhor as informações que serão entregues pelo smartphone. A conexão com o acessório pode ser feita por meio de fio ou mesmo via Bluetooth.

E para evitar que fique sem carga, o ideal é que o smartphone velho esteja sempre conectado à tomada. Após escolher um lugar para o smartphone ficar e ter ligado tudo o que é necessário, basta começar a usar o comando de voz para obter respostas e dados.

Dá para se inteirar sobre a previsão do tempo, fazer pesquisas no Google, criar listas de compras, entre outras funcionalidades.

 

3.Aproveitar a funcionalidade de gamepad para PC

Quem gosta de jogar no computador, mas prefere um gamepad ao teclado, pode aproveitar o smartphone velho para essa funcionalidade. Usando o aplicativo Mobile Gamepad, por exemplo, é possível usar o celular como controle para jogos no computador. A conexão é feita através do Bluetooth ou do Wi-Fi.

 

4.Usar como GPS de carro

Muita gente já aposentou o GPS para carro e vem usando o celular para essa funcionalidade. Contudo, pode ser que a sua bateria seja consumida rapidamente, principalmente dependendo do tempo de viagem.

Para evitar esse problema, e não ter que ficar colocando e tirando o aparelho do suporte, uma dica é usar um smartphone velho somente como GPS. E para não depender da conexão com a internet, você pode aproveitar o Wi-Fi para baixar mapas de lugares que costuma visitar.

Outra opção é rotear a internet do seu celular atual para ter conexão no smartphone velho, usado como GPS.

 

5.Manter como central de jogos e vídeos para crianças

Celulares e tablets já viraram itens de desejo até mesmo entre as crianças. Contudo, para elas não é necessário um aparelho muito avançado, já que, na maioria das vezes, é usado apenas para jogos leves e visualização de vídeos.

Por isso, uma das funcionalidades de um smartphone velho pode ser entreter crianças de todas as idades. Porém, antes de destinar o dispositivo para esse fim, é importante fazer um preparo. Por exemplo, bloqueiar o conteúdo que não deve ser acessado.

 

6.Aproveitar como MP3 Player

Por fim, se você não quer ocupar seu celular novo com arquivos de música, uma boa ideia é usar o smartphone velho como MP3 Player.

Basta salvar suas músicas no dispositivo e ouvir usando fones de ouvido, ou mesmo aproveitar para colocar música no carro através de um cabo ou da conexão Bluetooth.

Caso tenha acesso à internet, também dá para aproveitar os aplicativos de streaming de música. Alguns deles, como o Spotify, permite que as faixas sejam baixadas para ouvir offline, o que possibilidade fazer o procedimento quando estiver no Wi-Fi e não depender de um plano de celular no smartphone velho.

voltar para o top