Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Dicas e curiosidades

O que são apps com adwares

Softwares de propaganda por deixar o dispositivo lento e roubar informações. Saiba como remover um adware.

Os adwares são softwares que, geralmente, são baixados junto com aplicativos ou programas gratuitos, sem que o usuário perceba. Nos computadores, é comum eles aparecerem como uma barra de ferramentas nos navegadores. Já nos celulares, surgem em forma de pop-ups e propagandas em aplicativos, o que pode ser bastante irritante.

De maneira geral, os adwares são seguros e não causam nenhum tipo de dano ao dispositivo. No entanto, muitos deles são usados para coletar informações dos usuários como os sites que visita e até as teclas que pressiona.

Eles podem até mesmo “sequestrar” o dispositivo, encaminhando buscas para sites diferentes daquele que o usuário está acostumado a usar, ou ainda para sites com diversos anúncios de origem duvidosa.

Há ainda aqueles adwares mais agressivos, instalados por meio de uma falha de segurança, sem que o usuário tenha consciência de o dispositivo foi afetado por um malware. Nesses casos, pode haver interferência nas configurações do aparelho e outras consequências como travamentos e perda de performance.

Para evitar adwares, o ideal é tomar cuidado com os downloads realizados. Opte sempre por sites confiáveis, como as lojas oficiais de aplicativos para celulares Android e iOS

Além disso, preste atenção nos passos de instalação e configuração e fique de olho para ver se o software não quer instalar junto alguma barra de ferramentas ou extensão. Caso isso aconteça, o ideal é interromper a instalação para evitar os adwares.

 

Tenha acesso ao WhatsApp e outros aplicativos sem descontar da franquia de internet com os planos Oi Controle. Acesse e escolha o pacote ideal!

Como remover um adware do celular ou computador?

Caso você tenha detectado que está com um software adware e queira remover do seu dispositivo, o primeiro passo é tentar desinstalar o programa.

Na maioria dos casos, esse procedimento não funciona. Então, o ideal é contar com um bom antivírus para fazer essa remoção.

Agora, se nem assim o adware for desinstalado do seu celular ou computador, a solução é restaurar ou reinstalar o sistema operacional. Lembre-se de, antes de realizar esse procedimento, fazer o backup de todas as informações para não perder nenhum arquivo importante.

 

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top