Curiosidades

O que é um navegador de internet?

Esses programas são mais importantes do que você imagina!

A internet já faz parte do dia a dia de muita gente. Seja no trabalho ou nas horas de distração, por quantos sites você navegou hoje? É até difícil lembrar, não é? Já parou para pensar como você consegue ver essas páginas todas no seu celular ou computador?

O navegador de internet, também chamado de “Browser” ou “Web Browser” é o programa que transforma a linguagem codificada dos desenvolvedores de sites em tudo isso o que você vê na tela. Imagens, textos em negrito, itálico, links que te levam para outras páginas. Cada um desses detalhes é “traduzido” de comandos, muitas vezes incompreensíveis, para uma visualização mais simples e clara.

Para que isso aconteça, os navegadores se comunicam com uma rede mundial de computadores, a famosa “www”, através de servidores, protocolos de transferência (diferentes “linguagens” usadas pelos computadores) e uma séries de arquivos, em um processo bem mais complexo do que parece.

Mas o que chega para nós, é muito mais simples. Resumindo, o navegador de internet é o programa que usamos para acessar os sites que queremos visitar.

 

Ferramentas e funções dos navegadores de internet

 

Hoje em dia, os navegadores mais conhecidos são o Google Chrome, o Firefox, o Safari, o Opera e o Internet Explorer. Cada um deles foi desenvolvido por fabricantes e empresas diferentes, mas algumas funções são presentes em todos.

Por exemplo, para acessar o site que você quer, é preciso digitar seu endereço, ou a URL na barra de endereços.

Na maior parte das vezes, o navegador de internet usa uma ferramenta de busca, que te ajuda a acessar um site quando você não tem seu endereço completo.

Por exemplo, se você for lá na barra de URL e digitar “https://www.celulardireto.com.br”, vai abrir a página inicial do nosso site. Mas e se você digitar apenas “celular direto” ou “celular direto site”? Nesse caso, vai abrir uma página de buscas, como o Google, com um link para você clicar e entrar na página.

Isso acontece por causa dessas ferramentas de buscas, que te mostram todas as páginas que têm relação com o que você digitou. Como você pode imaginar, a ferramenta mais usada hoje é o Google.

Outras ferramentas visitas nos navegadores são as abas, para quando você abrir mais de uma página ao mesmo tempo, o histórico, que te mostra os sites que você já entrou, e as configurações de preferência, que facilitam algumas ações do dia a dia.

Entre essas configurações, por exemplo, você pode escolher qual vai ser a ferramenta de busca usada pelo seu navegador. Assim, você pode usar o Google como busca padrão, mesmo com navegadores de outras empresas.

 

Navegadores de internet estão presente em diferentes plataformas

 

Até agora, ficou a impressão de que o navegador de internet só está nos computadores e notebooks? Não é bem assim! Na verdade, com o crescimento de outras plataformas com internet, como smartphones, tablets e até Smart TVs, esses programas também evoluíram.

Nos smartphones e tablets, os navegadores de internet aparecem como um dos aplicativos. É por isso que, ao abrir o aplicativo do navegador que você usa no smartphone, é possível entrar nos mesmos sites que você entra pelo computador.

Em Smart TVs, a diferença fica ainda mais clara. Alguns modelos não contam com navegador de internet, apenas com aplicativos. Nesse caso, você não consegue fazer uma busca ou acessar outros sites fora dos apps. Já os modelos de Smart TVs com navegador Web oferecem essa possibilidade de navegação extra, além dos aplicativos.

 

Navegadores de internet acompanharam outras evoluções

 

E não é só com a disponibilidade a outras plataformas que os navegadores de internet acompanham as mudanças. Quem usa a internet há muito tempo, desde antes da sua popularização, deve lembrar que os sites tinham visual e funções muito mais simples.

Hoje em dia, em uma mesma página é possível visualizar fotos, reproduzir arquivos de vídeo ou áudio, animações… Isso tudo foi chegando aos poucos, já que a evolução dos navegadores e dos próprios sites sempre caminham juntas.

E não poderia ser diferente, certo? Afinal, o objetivo é que todas as ideias dos desenvolvedores de sites consigam chegar até o público final, ou seja, você!

 

Deixe um comentário

avatar