Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Dicas e curiosidades

O que é traffic shaping?

Prática consiste em priorizar largura de banda para atividades mais leves.

É possível que todo mundo que usa a internet banda larga com frequência já tenha reparado que, em determinados horários, algumas atividades começam a ficar mais lentas. Isso fica mais claro, principalmente, em downloads e outras ações pesadas. Um dos motivos para essa redução da velocidade pode ser o traffic shaping, termo em inglês pode ser traduzido como “modelagem de tráfego” ou “calibragem de tráfego”. 

O Traffic Shaping é uma prática de provedores de internet (ISP – Internet Service Provider) que busca balancear o uso da rede. Para isso, o ISP prioriza algumas atividades em detrimento de outras. Dessa forma, usuários com conexões menores seguem realizando suas atividades sem problemas de lentidão.

Essa prática pode acontecer, principalmente, naqueles horários de pico, em que mais gente acessa uma mesma rede ao mesmo tempo. Ao iniciar o processo de traffic shaping, a velocidade em atividades que exigem maior quantidade de banda, como downloads e jogos online, é reduzida.

 

Quer garantir navegação em alta velocidade em qualquer situação? Conheça os planos de internet banda larga por fibra óptica da Oi! 

Identificação dos protocolos

Mas como os provedores sabem quais ações estão ocupando maior largura de banda? Simples, pelo protocolo de navegação.

Qualquer atividade na internet implica em dados enviados e recebidos. Contudo, diferentes protocolos direcionam essas ações. Por exemplo, navegação em sites e e-mails utiliza o protocolo TCP (Transmission Control Protocol). Reprodução de vídeos no Youtube usa o protocolo UDP (User Datagram Protocol). Já downloads via torrent usam o BitTorrent.

Por meio desses protocolos, os provedores identificam as ações realizadas em cada dispositivo conectado. Dessa forma, nos momentos de pico de acesso, podem “dividir” a largura de banda, ou tralizar o Traffic Shaping. 

Assim, as atividades leves sejam realizadas sem dificuldades. Entretanto, ações mais exigentes perdem velocidade de conexão.

A prática é tema constante de conflitos entre usuários e provedores. Todavia, vale lembrar que, por contrato, as operadoras são obrigadas a fornecer uma parcela mínima da conexão escolhida pelo assinante, independente do horário de acesso.

 

Com a internet TIM Live você também tem alta velocidade de navegação e planos que acompanham a sua rotina.

voltar para o top