Gadgets

O que é Smart TV?

Chamados de televisões inteligentes, esses aparelhos permitem o uso de aplicativos e o acesso a sites. Veja o que é Smart TV e conheça suas vantagens.

As televisões mais modernas ganharam um prefixo que já se tornou comum: smart. Mas você sabe o que é Smart TV?

Basicamente, uma Smart TV é o aparelho já conhecido por todos nós, só que com acesso à internet. As “televisões inteligentes” também contam com outras formas de conexão e acessibilidade, como Bluetooth, NFC e USB.

A tecnologia adicionou várias funções às televisões, que antes só exibiam a programação do canal escolhido. Contudo, as Smart TVs já são maioria em lojas físicas e online.

Entretanto, as Smart TVs continuam sendo um canal de entretenimento. Dessa forma, dificilmente vão substituir outros dispositivos como celulares e notebooks. Isso porque, apesar do acesso à internet, não contam com aplicações como planilhas e programas mais complexos.

No entanto, uma dúvida comum pode ser se Smart TV é a mesma coisa que TV digital. A resposta é não. No primeiro caso, trata-se do equipamento em si, que tem como recurso o acesso à internet, além de contar com outras portas e conexões.

Já a TV digital tem relação com a faixa de frequência usada para a transmissão do sinal de televisão. Ela chegou para substituir a TV analógica e liberar a faixa que era usada para a internet 5G. Essa nova conexão deve ser lançada no Brasil em 2020.

Está interessado em comprar uma Smart TV, mas precisa saber mais sobre o assunto? Acompanhe as linhas a seguir!

O que é preciso para usar a internet em uma Smart TV?

Apesar das Smart TVs terem acesso à internet, é importante lembrar que elas não se conectam sozinhas. Assim como acontece com os celulares, as televisões também precisam de um plano de internet para que a navegação e o uso de aplicativos seja possível.

No entanto, nesse caso, basta ter um plano de banda larga em casa para usar a Smart TV conectada à internet.

Essa conexão pode ser feita de diferentes formas. A mais comum é via Wi-Fi. Entretanto, para isso será necessário ter um roteador Wi-Fi em casa, além de uma Smart TV com a tecnologia.

Apesar de já ser bem fácil encontrar Smart TVs com Wi-Fi integrado, algumas ainda são só compatíveis com a tecnologia. Elas são as chamadas Smart TV Wi-Fi Ready.

Contudo, isso quer dizer que elas têm suporte a Wi-Fi, mas necessitam de um acessório para viabilizar a conexão sem fio. Esse adaptador se chama Dongle, e deve ser conectado a uma porta USB da Smart TV. O dispositivo se parece com um pen drive.

Algumas fabricantes já oferecem o dongle junto com a Smart TV. Entretanto, em alguns casos é preciso fazer a compra à parte.

Sendo assim, é importante observar se a Smart TV tem Wi-Fi integrado ou é só compatível. Isso porque a diferença pode resultar em gastos a mais com a compra de um acessório extra.

Além disso, é possível acessar a internet na Smart TV usando um cabo de rede (RJ45), que deve ser conectado ao modem. Essa é uma opção para quem não tem roteador Wi-Fi, por exemplo.

Quais as vantagens de uma Smart TV?

Turned-on Flat Screen Smart Television Ahead

Além do acesso à internet, as Smart TVs contam com outras vantagens que as antigas televisões de tubo não tinham. Conhecer esses benefícios também pode ser essencial na hora de comprar uma Smart TV ou um aparelho comum, sem internet.

A principal delas é que permite acessar diversos aplicativos. Contudo, isso torna o uso da Smart TV mais dinâmico, além de dar mais liberdade e aumentar o leque de opções dos telespectadores.

Em uma Smart TV, dá para acessar redes sociais e ainda apps de streaming como Netflix e YouTube. Alguns aplicativos já vêm até instalados na televisão, dependendo da marca e do modelo. Por falar em marca, as mais populares são Samsung, LG e Sony.

Entretanto, vale lembrar que alguns apps podem ter download ou uso pago. Esse é o caso da Netflix, que apesar de poder ser baixada gratuitamente, requer uma assinatura.

Além disso, muitas Smart TVs contam navegador de internet. No entanto, é importante ressaltar que nem todas contam com essa funcionalidade. Isso sem falar que, em alguns modelos, certos sites podem não ser compatíveis.

Outra vantagem de uma Smart TV é que oferece outros tipos de conexão, que não eram encontradas em televisões de tubo. Entre elas estão Bluetooth, NFC, além de portas USB e HDMI.

Contudo, essas vantagens também costumam se estender a televisões de tela plana mais modernas, ainda que não sejam Smart TVs.

Aliás, como as Smart TVs tendem a ter telas finas, as tecnologias usadas são bastante avançadas, oferecendo boa qualidade de imagens. Ainda é mais comum encontrar Smart TVs com tela de LED. Entretanto, as TVs OLED estão se popularizando e chegando a cada vez mais lares.

Isso sem falar na resolução das imagens. As Smart TVs costumam ter definição Full HD ou 4K. Sendo assim, a qualidade do conteúdo tende a ser elevada.

Deixe um comentário

avatar