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O que é o WhatsApp Business?

Aplicativo tem versão que facilitam o contato de pequenas e médias empresas com seus clientes

O WhatsApp dispensa apresentações, afinal, o aplicativo de mensagens online já é uma das principais formas de comunicação no Brasil. Aliás, ele ficou tão importante que muitas empresas de telefonia oferecem planos especiais com WhatsApp ilimitado.

Mas você sabia que o WhatsApp tem uma versão especial para pequenas e médias empresas? O WhatsApp Business tem ferramentas exclusivas para ajudar esse negócios a atender seus clientes de forma mais rápida e eficiente. Por enquanto, o aplicativo só está disponível para smartphones com Android.

Ah, como é um serviço diferente, é possível que o WhatsApp Business não esteja incluído nessas promoções das operadoras, ok? Dessa forma, fique sempre atento ao consumo de dados dos seus planos de celular.

 

WhatsApp Business permite a criação de um perfil empresarial

 

Quem quiser conhecer as vantagens do WhatsApp Business deve baixar o aplicativo na Google Play Store, normalmente. Depois de baixar o app, assim como a versão regular, a edição Business também pode ser acessada por um computador.

Uma das primeiras diferenças fica já ao abrir a conta no WhatsApp Business, com a criação de um perfil empresarial. Além de escolher a foto que represente sua empresa e o nome, claro, você pode acrescentar outras informações importantes para os clientes.

Você pode fazer uma descrição da empresa, dos produtos ou serviços oferecidos, endereço, site na internet e e-mail para contato. O preenchimento desses campos pedem bastante atenção, já que vão servir como um tipo de cartão de visitas da sua empresa.

 

Respostas automáticas para respostas rápidas aos clientes

 

Outra ferramenta do WhatsApp Business que ajuda a integração entre empresas e clientes é o uso das mensagens automáticas.

Primeiro, você pode criar uma mensagem de saudação, para ser enviada quando um novo cliente fizer o primeiro contato através do WhatsApp Business. Nas configurações do aplicativo, você pode escrever qual a mensagem que será enviada, com possibilidade até de acrescentar emojis. Ao selecionar essa opção, o texto que você escolheu será enviado automaticamente após o primeiro contato do novo cliente.

Mais uma alternativa interessante é a criação de uma mensagem de ausência. Assim, mesmo que um cliente entre em contato fora do horário de atendimento, ele não fica sem resposta.

Da mesma maneira que a mensagem de saudação, você escolhe o que a mensagem de ausência vai dizer. É possível, por exemplo, informar quando a sua empresa poderá retornar o contato. Você também deve selecionar em que horário a resposta automática de ausência deve ser enviada.

Na mesma linha das mensagens automáticas, está o envio das Respostas Rápidas, com atalhos para enviar respostas padrão às perguntas mais frequentes. Primeiro, é preciso definir quais atalhos correspondem a qual mensagem, também nas configurações.

Por exemplo, você pode definir o atalho “/horario”, com um texto informando os horários de entrega ou funcionamento da empresa. Ou o atalho “/formasdepagamento”, com informações sobre pagamento. Com o tempo, você pode criar novos atalhos, caso veja necessidade e acompanhe quais perguntas são mais comuns.

Mas as Respostas Rápidas funcionam de forma diferente das mensagens automáticas, é preciso que a pessoa responsável realize o envio. Ou seja, ao receber uma pergunta que possa receber uma Resposta Rápida, é só digitar o atalho que você escolheu para cada situação.

Sem dúvidas, essa ferramenta ajuda a economizar bastante tempo, já que você não vai precisar digitar as respostas inteiras várias vezes.

 

Mensagens devem ser respondidas em até 24 horas

 

É importante observar as regras do WhatsApp Business. Por exemplo, as mensagens dos clientes devem ser respondidas em até 24 horas. Após esse período, é preciso pagar uma taxa para o envio da resposta.

Também não é possível que a empresa faça esse primeiro contato com o cliente. Essa prática ajuda a evitar que o WhatsApp Business seja usado no envio de mensagens indesejadas. Depois desse primeiro contato, você pode usar o aplicativo para mandar informações sobre promoções e outros serviços para os seus clientes. Mas use essa ferramenta com estratégia, para não ficar inconveniente.

Além disso, o número usado no WhatsApp Business não pode estar vinculado a nenhuma outra conta do WhatsApp. Caso o celular usado seja um dual chip, é possível usar uma conta do WhatsApp regular e outra do WhatsApp Business, mas cada uma vinculada a um número diferente.

 

WhatsApp Business permite organizar as mensagens por etiquetas

 

Outra possibilidade bem legal do WhatsApp Business é marcar as mensagens com etiquetas. Algumas delas já fazem parte da configuração original do aplicativo. Entre elas, você encontra Novo Cliente, Novo Pedido, Pagamento Pendente, Pago e Pedido Finalizado.

Assim como acontece com as mensagens rápidas, você pode criar novas etiquetas de acordo com a necessidade da sua empresa. E, claro, você pode excluir ou trocar a etiqueta de uma mensagem a qualquer momento, para manter a organização.

 

Acompanhe as estatísticas de seus contatos

 

Finalmente, o WhatsApp Business permite que você acompanhe a eficiência de suas mensagens. É possível analisar quantas mensagens foram recebidas, enviadas, entregues e lidas.

Dessa forma, você tem uma ajudinha para definir suas estratégias. Por exemplo, você pode usar essas informações para descobrir qual o melhor horário para enviar as promoções e ofertas.

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