Inovação

O que é internet 5G?

Em 2020, uma conexão entre 50 a 100 vezes mais rápida que o 4G pode desembarcar no Brasil. Trata-se do 5G. Mas você sabe o que é internet 5G? Descubra!

Depois de muito ouvir falar – e usar – sobre a internet 3G e 4G, chegou a vez do 5G. Mas você sabe o que é internet 5G? Ela é a quinta geração da conexão e, apesar do número, pode ter variações, assim como aconteceu com o 4G com o surgimento do 4.5G, por exemplo.

Basicamente, o 5G promete oferecer velocidade de conexão até 100 vezes maior que o 4G. A expectativa é que o 5G chegue a 20 Gbps, o que seria comparável à internet banda larga.

Mas será que um usuário precisa de uma velocidade tão grande em um celular? A resposta é: ainda não, mas vai precisar muito em breve! A explicação é simples, e passa pelo objetivo do lançamento de cada uma das gerações de conexão.

Enquanto o 2G foi pensado para suportar chamadas de voz com qualidade, o 3G chegou para oferecer também a transferência de dados. Já o 4G foi um pouco além, destinado a ampliar o suporte do fluxo de dados, que só aumenta a cada dia com a reprodução de vídeos e músicas por streaming, por exemplo.

No caso da internet 5G, além de precisar expandir ainda mais o suporte à grande quantidade de dados, também vai ter que garantir que muitos dispositivos consigam se manter conectados ao mesmo tempo, e com boa velocidade.

A expectativa é que a internet 5G viabilize o início de grandes projetos, principalmente os que envolvem a Internet das Coisas (IoT), ou seja, que façam objetos do nosso dia a dia se conectarem entre si e à internet com qualidade suficientemente boa para oferecer uma experiência agradável. Esse é caso de carros autônomos, drones e até eletrodomésticos.

Nas linhas a seguir, veja a importância da internet 5G para as novas tecnologias e descubra qual é a expectativa de lançamento da conexão no mercado brasileiro.

Por que o 5G pode mudar a maneira como usamos a internet?

Graças à ultravelocidade e à baixa latência (tempo de resposta) da internet 5G, a indústria espera revolucionar a maneira como a internet é usada no mundo. Isso porque algumas tecnologias, como realidade virtual e carros autônomos, precisam de uma boa velocidade para funcionar adequadamente e oferecer a melhor experiência para os usuários.

Como já citada, a Internet das Coisas está próxima de se tornar uma realidade, conectando, por exemplo, objetos e eletrodomésticos de uma casa. Com a internet 5G, eles poderiam se comunicar entre si, além de trocar dados com outras fontes, oferecendo diversos serviços aos moradores. Por exemplo, uma geladeira poderia verificar os itens que estão faltando dentro dela e fazer a compra online automaticamente.

A importância da boa conexão entre objetos fica mais clara com o exemplo dos carros autônomos. Para que funcionem com segurança, é preciso que estejam conectados a muitos itens como placas e radares, para identificar e processar as informações de maneira rápida e correta.

Também por isso a baixa latência da internet 5G é tão importante. A taxa de resposta da conexão é ainda mais rápida do que a vista em padrões como 3G e 4G, o que torna o uso, em alguns casos, muito mais seguro, como no exemplo do carro autônomo.

Quando o 5G vai chegar ao Brasil?

Para muitos brasileiros, é difícil pensar em internet 5G se o 4G ainda funciona mal, ou nem chegou a algumas regiões do país. Para se ter uma ideia, a internet 3G ainda é dominante por aqui. No entanto, a expectativa é que a nova geração da conexão não demore muito a desembarcar no Brasil, já que é a previsão é que isso aconteça ainda em 2020.

Em outros países em desenvolvimento, a realidade não é muito diferente da brasileira. Isso quer dizer que a internet 4G também não foi totalmente difundida no mundo e, mesmo assim, a indústria já trabalha fortemente para que o 5G se torne realidade o quanto antes.

A Samsung, por exemplo, fez testes com a internet 5G na Coreia do Sul, país que é considerado o mais conectado do planeta. Por lá, a transferência de dados atingiu uma velocidade de 1 Gbps o que é o suficiente para fazer download de um filme em alta definição em apenas 10 segundos.

Nos Estados Unidos, a internet 5G está prevista para ser lançada ainda em 2018. Pensando nisso, algumas marcas já estão prontas para oferecer produtos compatíveis com a nova velocidade.

É o caso da Motorola, que anunciou em agosto de 2018 o primeiro celular compatível com internet 5G. O Moto Z3 é um aparelho com suporte a módulos, chamados de Moto Snaps pela marca. Um desses acessórios – que são vendidos separadamente – é o que permite o smartphone se conectar à rede 5G.

Para que a internet 5G se torne uma realidade no Brasil, no entanto, é preciso percorrer um longo caminho que passa pela criação de infraestrutura adequada, com antenas, por exemplo, além de regulamentação e a definição da frequência em que o 5G vai funcionar.

Deixe um comentário

avatar