Dicas

O que é e como utilizar a tecnologia bluetooth

O Bluetooth está presente em diversos dispositivos que usamos no dia a dia. Saiba o que é e como usar a tecnologia Bluetooth.

Você certamente já ouviu falar sobre essa conexão. Mas você sabe o que é Bluetooth e como essa tecnologia pode ser utilizada?

Para começar, Bluetooth é um tipo de conexão sem fio (wireless) usada para a troca de informações e arquivos entre aparelhos. É por meio do Bluetooth que é possível transferir arquivos entre dois celular próximos, por exemplo.

Entretanto, existem muitas outras aplicações para o Bluetooth no nosso dia a dia. Sabe a conexão do celular com a central multimídia ou o rádio do carro? Ela é feita via Bluetooth!

Assim, é possível ouvir as músicas que estão no celular através do som do carro. Além disso, o Bluetooth possibilita atender ligações por meio do viva voz do celular e ouvir no sistema de áudio do carro.

Claro que, assim como em outras aplicações do Bluetooth, é necessário que ambos os equipamentos tenham a tecnologia.

Quer saber mais sobre o que é e como utilizar a tecnologia Bluetooth? Acompanhe a linhas a seguir e descubra como ela funciona.

turned-on GPS monitor on vehicle dashboard

O que é Bluetooth?

Como dissemos, Bluetooth é uma conexão sem fio. Ela possibilita a comunicação entre dois ou mais dispositivos que estejam próximos. Contudo, é uma tecnologia de curto alcance.

Entretanto, quanto mais perto os aparelhos estiverem um do outro, melhor para a qualidade da transferência de dados.

O Bluetooth funciona por meio de ondas de rádio e tem baixo consumo de energia. A tecnologia está presente no mundo inteiro. Contudo, precisa utilizar a mesma frequência em diferentes localidades.

Sendo assim, foi necessário escolher uma faixa aberta e universal. Nesse caso, foi adotada a Industrial, Scientific, Medical (ISM ), com frequência de 2,45 GHz, que pode variar de 2,4 GHz a 2,5 GHz, dependendo da região.

No entanto, a troca de informações tem velocidades que variam. Isso acontece de acordo com a versão do Bluetooth. Contudo, ela é de 1 Mbps (megabits por segundo) na classe 1.2 e de até 3 Mbps na classe 2.0. Entretanto, pode chegar a até 50 Mbps na classe 5.0, que é a mais recente.

Também existem diferentes classes de Bluetooth. A classe 1, por exemplo, tem potência máxima de 100 mW (miliwatt), com alcance de até 100 metros.

Já a classe 2 chega a 2,5 mW e consegue ir a até 10 metros. Enquanto isso, a classe 3 tem potência de até 1 mW e vai só até 1 metro. Já a classe 4 tem até 0,5 mW e até 0,5 metro.

Embora seja possível chegar a até 100 metros, é mais comum a tecnologia variar entre 1 e 10 metros. Isso acontece por segurança.

É que, com o Bluetooth ativado, um dispositivo pode ter acesso às informações de outro. Outra medida de segurança para evitar roubo de dados e fraudes é a permissão.

Você já deve ter reparado que, quando vai trocar informações de um celular para outro via Bluetooth, é necessário permitir o acesso. Essa é uma medida de segurança para que você saiba quem está acessando seus dados.

Quem inventou a tecnologia Bluetooth?

Tudo começou em 1994 com um projeto da Ericsson para permitir a comunicação entre acessórios e telefones celulares sem a necessidade de cabos.

Entretanto, em 1997, com o interesse de outras empresas pelo projeto, formou-se o consórcio Bluetooth SIG (Bluetooth Special Interest Group). Ele era formado pelas companhias Ericsson, Intel, IBM, Toshiba e Nokia.

Porém, com o passar do tempo, outras marcas passaram a integrar esse consórcio. Com o interesse de grandes nomes da indústria, a conexão Bluetooth logo se tornou comum.

E você sabe por que essa tecnologia se chama Bluetooth? O nome é uma homenagem ao rei da Dinamarca Harald Blåtand, que em inglês é Harald Bluetooth. Ele foi o responsável pela unificação da Dinamarca e da Noruega.

Sendo assim, o nome foi adotado já que a tecnologia também é responsável por uma união. Nesse caso, entre dois dispositivos.

Quais são as aplicações da tecnologia Bluetooth?

person holding wireless earbuds with charging case

Falamos rapidamente sobre as classes e versões do Bluetooth. Entretanto, suas versões têm tudo a ver com as aplicações da tecnologia Bluetooth.

Assim como outras tecnologias, o Bluetooth vem sofrendo modificações e melhorias ao longo dos anos. Sua primeira versão foi o Bluetooth 1.0, com velocidade de 721 Kbps.

No entanto, uma das versões mais recentes é o Bluetooth 5.0, lançado em 2016. Nele, a velocidade chega aos 50 Mbps! Além disso, essa versão tem menos interferências de outras conexões sem fio, como o Wi-Fi.

O Bluetooth 5.0 permite ainda a integração de mais dispositivos ao mesmo tempo do que as suas versões anteriores. Contudo, também permite ter mais controle sobre o consumo de energia.

Porém, ainda é comum encontrar no mercado produtos com Bluetooth 4.0, 4.1 ou 4.2, por exemplo.

Com a evolução da tecnologia, muitas aplicações são possíveis. Por exemplo, com a conexão ativa é possível conectar mouse e teclado sem fio a um computador ou notebook.

Outra aplicação da tecnologia Bluetooth que é bastante comum é em fones de ouvido. Atualmente, existem muitos modelos de fones de ouvido Bluetooth, como é o caso dos famosos AirPods, da Apple.

Contudo, a tecnologia Bluetooth também possibilita a conexão de relógios inteligentes (smartwatches) e celulares. E sabe aquelas caixas de som sem fio da JBL que estão em alta? Elas também funcionam por meio da tecnologia Bluetooth!

Vale destacar que dispositivos de classes diferentes podem se comunicar normalmente. Contudo, a versão do Bluetooth também não precisa ser a mesma entre os dois aparelhos.

Deixe um comentário

avatar