Apple Iphone

O que é e como utilizar a tecnologia AirDrop da Apple

Troque arquivos entre dispositivos da Apple através de uma rede sem fio exclusiva e veloz. Saiba o que é e como utilizar a tecnologia AirDrop nessa tarefa!

Muita gente que tem dispositivos da Apple até usa esse recurso, mas não sabe exatamente o que é AirDrop. Apesar de nem todo mundo conhecer a tecnologia pelo nome ou saber como ela funciona, é bastante útil na troca de arquivos.

Com o AirDrop, dá para mover um ou mais conteúdos de um aparelho para o outro sem usar fios. Assim, é possível compartilhar fotos, vídeos e outros arquivos de maneira instantânea. Além disso, é possível trocar dados de aplicativos como o Safari e Contatos.

Contudo, é importante lembrar que a tecnologia AirDrop da Apple só funciona para compartilhar conteúdo entre os dispositivos da marca.

Entretanto, pode ser um iPhone, iPad, iPod ou mesmo MacBook. Isso porque o AirDrop funciona em sistemas operacionais macOs e iOS. Contudo, também é necessário verificar a disponibilidade da tecnologia no modelo escolhido.

De fato, com essa tecnologia, torna-se mais fácil trocar arquivos entre dois aparelhos da Apple sem a necessidade de fios. Quer saber mais sobre o que é e como funciona o AirDrop? Confira as linhas a seguir.

Afinal, o que é a tecnologia AirDrop da Apple?

O AirDrop permite trocar arquivos entre dispositivos da Apple através de uma rede sem fio. Entretanto, eles precisam estar próximos, já que a tecnologia usada é a Bluetooth.

Porém, os aparelhos não precisam estar conectados à mesma rede Wi-Fi. Isso porque a tecnologia AirDrop cria a própria conexão sem fio entre os dispositivos. Além disso, ela é configurada automaticamente.

É exatamente essa a grande vantagem da tecnologia AirDrop: transferir arquivos via Wi-Fi. Isso torna a troca de conteúdo mais veloz em comparação ao uso de métodos únicos como Bluetooth e NFC.

Principalmente se for transferir arquivos maiores, o AirDrop pode agilizar o processo. Além, é claro, de dar mais praticidade à troca e ainda oferecer segurança.

Contudo, é criado um firewall nessa conexão, de maneira que ela fique segura. Assim, todos os dados que trafegam por essa rede são criptografados.

Entretanto, o AirDrop só está disponível em aparelhos Apple com sistema operacional iOS 7 ou superior, e macOS X Lion ou posterior. Contudo, é importante verificar a disponibilidade da tecnologia antes de tentar usar o AirDrop.

Entre as desvantagens da tecnologia AirDrop da Apple está a restrição de modelos compatíveis. Não é possível, por exemplo, trocar arquivos entre um celular com sistema operacional iOS e outro Android.

O mesmo acontece com notebooks, iPads e iPods. A rede Wi-Fi para compartilhamento de conteúdo só pode ser formada entre aparelhos fabricados pela Apple.

Como usar o AirDrop da Apple?

Para começar a usar a tecnologia AirDrop, é preciso ativar as conexões Wi-Fi e Bluetooth. Isso deve ser feito tanto em dispositivos móveis, como um iPhone, quanto em MacBooks.

A ativação do recurso pode ser feita na central de controle em aparelhos móveis. Já em computadores da Apple, é preciso abrir o Finder e selecionar a opção.

Dá para configurar as permissões do AirDrop. Assim, você pode selecionar se quer ficar visível para todos ou apenas para contatos, por exemplo.

Compartilhando arquivos pelo AirDrop em um dispositivo móvel da Apple

Em um dispositivo móvel da Apple (iPhone, iPad, iPod), é só abrir o aplicativo onde está o arquivo que quer compartilhar. Selecione apenas um ou vários itens ao mesmo tempo. Contudo, é necessário tocar em Selecionar e marcar os documentos.

Se você tiver um dispositivo Apple com sistema iOS 10 ou superior, dá para compartilhar links para dentro do AirDrop. É só pressionar o ícone do aplicativo na tela principal.

Em seguida, toque na opção Compartilhar ou no símbolo de um quadrado com uma seta apontando para cima. Depois, selecione o usuário com quem quer compartilhar os arquivos.

Agora, se alguém compartilhar um conteúdo com você, vai aparecer na tela do seu dispositivo um alerta com uma pré-visualização. Contudo, é possível aceitar ou recusar o recebimento dos arquivos.

Eles serão salvos no mesmo aplicativo de origem. Por exemplo, se a pessoa enviou uma imagem através do aplicativo Fotos, o arquivo vai para esse mesmo app no seu aparelho.

Entretanto, se o envio foi de um link, ele será aberto no Safari. Agora, se o link for de um aplicativo da App Store, a loja será iniciada com o conteúdo compartilhado.

No entanto, se a troca de arquivos for feita entre dois dispositivos que são seus mesmo, não será exibida a tela para aceitar ou recursar. Contudo, é preciso estar logado com o mesmo ID Apple nos dois aparelhos.

Compartilhando arquivos pelo AirDrop em um computador Apple

Agora, se você quer trocar conteúdo usando um notebook da Apple, é necessário usar o Finder para isso. Depois de ativar o AirDrop por lá, é só arrastar o arquivo desejado para dentro da janela do AirDrop. Escolha o remetente desejado e clique em Compartilhar.

Na hora de receber arquivos de outras pessoas, aparece um preview do conteúdo com opções de aceitar ou recursar. Entretanto, assim como acontece em dispositivos móveis, se os dois aparelhos estiverem logados com o ID Apple, a transferência é automática.

Deixe um comentário

avatar