Gadgets

O que é Chromecast e como ele pode integrar seu celular com a TV

Veja os aplicativos do seu smartphone na tela grande da TV!

O Chromecast é um acessório do Google que pode “transformar” a sua TV sem internet em uma Smart TV, através da conexão com seu smartphone.

Em um formato parecido com um pen drive, só um pouquinho maior, o Chromecast é conectado à TV através da conexão HDMI, fazendo a transmissão de alguns conteúdos do seu smartphone com a conexão Bluetooth e a exibição de conteúdos em streaming de aplicativos como Netflix, HBO Go, Globo Play e Net Now, entre outros.

Ah, toda a navegação do Chromecast é através da rede Wi-Fi, então você não precisa se preocupar em gastar seu plano de dados do celular!

Como usar o Chromecast

Em seu smartphone, baixe o aplicativo Google Home, disponível para Android e iOS, e siga as instruções de configuração do Chromecast. É importante que o aparelho e o smartphone estejam conectados na mesma rede Wi-Fi e que a conexão Bluetooth do celular esteja ativa.

Após a configuração, você pode transmitir o conteúdo dos aplicativos compatíveis de seu celular para a TV.

Smartphone como controle remoto da TV

Ao usar o Chromecast, o smartphone vai ser o seu “controle remoto”. É através do celular que você vai acessar os aplicativos, escolher quais conteúdos reproduzir e até dar play, pausar, encerrar e ajustar o volume da transmissão.

Mas você pode usar o celular normalmente durante a reprodução, seja para atender chamadas ou acessa qualquer outro aplicativo, sem precisar interromper o filme ou tirar o som da música.

Caso você tenha um smartphone Android, também é possível fazer o espelhamento de tela do celular na TV através do Chromecast, ou seja, navegar em qualquer função, jogo ou aplicativo na tela grande.

Veja quais são os aplicativos compatíveis com o Chromecast

Mas o mais legal do Chromecast é mesmo a possibilidade de exibir filmes e outros conteúdos em streaming na tela grande, mesmo que sua TV não tenha internet.

Para filmes, séries, documentários e outros programas de TV, você encontra aplicativos como Netflix, Youtube, Globo Play e Globosat Play, Net Now, Telecine Play, HBO Go, Fox e Looke.

Já os fãs de música podem ter acesso aos milhões de artistas e playlists do Spotify, Vevo, Deezer e Soundcloud, entre vários outros.

Além dos desenhos da Netflix e do Cartoon Network do Net Now, os pequenos também podem se distrair com aplicativos especiais para crianças, como Galinha Pintadinha e Patati Patatá.

E quem ama esportes não vai ficar entediado com a programação do Sport TV e do Premiere, através do app Net Now, ou aplicativos de canais como o Watch ESPN , NBA para os fãs de basquete e Esporte Interativo, para ficar só nos mais famosos.

Veja seus programas preferidos onde quiser

Outro ponto bem legal do Chromecast é que o aparelho é super compacto e só precisa de uma TV com HDMI e uma rede Wi-Fi para funcionar.  É só conectar o dispositivo na TV, colocar a senha da rede Wi-Fi local no Chromecast e no celular, e pronto, todos os apps já podem ser exibidos em tela grande.

Ou seja, você pode levar o Chromecast em viagens ou para casa de amigos, e não perder o jogo do seu time, fazer maratonas das suas séries preferidas ou até se divertir ao montar playlists colaborativas de músicas e vídeos do Youtube.

Chromecast é compatível com imagem HD e Full HD

Como a conexão com a TV é realizada através da porta HDMI, o Chromecast pode transmitir conteúdos em alta definição HD ou Full HD sempre que disponíveis nos aplicativos, garantindo excelente qualidade de imagem.

Além da conexão com a TV e da conexão sem fio Bluetooth, o Chromecast também pede alimentação elétrica, que pode ser feita com uma tomada normal ou em uma porta USB da própria TV, que normalmente é a opção mais simples.

Smart TV ou Chromecast

Assim como o Chromecast, a maior vantagem de uma Smart TV é o acesso a aplicativos online. Mas quais as principais diferenças entre eles?

Bem, talvez a principal diferença seja o preço, já que o Chromecast é bem mais barato que uma Smart TV. Outros pontos positivos incluem a sua portabilidade e até o uso de alguns recursos que nem sempre estão disponíveis em Smart TVs mais simples, como o espelhamento de tela de um smartphone Android.

Mas vale lembrar que, se você investir em uma Smart TV com bom sistema operacional, a navegação vai ser bem mais rápida, principalmente se você optar pela conexão por cabo de rede LAN. Além disso, você não vai depender de um smartphone para acessar seus aplicativos de filmes e séries preferidas.

No fim das contas, vale considerar quais funções você vai usar em uma Smart TV e saber se o Chromecast oferece todas as vantagens que você procura.

Deixe um comentário

avatar