icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Dicas e curiosidades

O que é app? Quatro perguntas e respostas sobre aplicativos para celular

Aplicações já fazem parte do dia a dia de todos que usam celular. Mas ainda restam alguns dúvidas. Confira!

O aplicativos – também chamados de aplicações ou simplesmente apps – são uma espécie de programa para celular e outros dispositivos como tablets, smart TVs e set-top boxes. Alguns apps, como navegadores de internet, já vêm instalados nos celulares. No entanto, a maioria pode ser baixada em lojas como Google Play e App Store (Apple).

Alguns apps podem ser baixados gratuitamente, outros são pagos. Além disso, muitos contam com recursos e funcionalidades que exigem pagamento para realizar determinada ação.

Uma vantagem é que grande parte dos apps pode ser usada offline. Mas, alguns exigem conexão com a internet para serem executados.

Há diversos tipos de apps, como jogos, e-mail, mensageiros como WhatsApp, redes sociais e alguns voltados para a produtividade como aplicativos de programas do Pacote Office e recursos do Google como o Drive.

Agora que você já sabe o que é app, confira quatro perguntas e respostas sobre essas aplicações muito usadas em smartphones.

Quer usar aplicativos sem descontar da franquia de internet? Conheça e contrate essa vantagem com os planos controle da TIM!

Todo aplicativo é seguro?

A resposta é não. Embora os sistemas operacionais trabalhem para oferecer segurança nos apps, algumas vezes isso pode falhar. E antes que um aplicativo nocivo seja identificado, pode prejudicar milhares de pessoas.

Esse tipo de app costuma se infiltrar no smartphone para roubar dados. Desconfie se uma aplicação pedir muitas permissões de uso. Por exemplo, um programa de edição de fotos não precisa ter acesso à sua localização para funcionar.

Web app é o mesmo que app?

Com nomes parecidos, muita gente pode ficar na dúvida sobre o que é web app e qual é a diferença para app?

Basicamente, um web app é uma versão de um aplicativo para navegador de internet. Assim, ele pode ser usado também em um computador. Entre os exemplos de apps com versão web estão o WhatsApp e o Spotify.

Entretanto, é importante lembrar que o web app costuma contar com menos recursos do que o app para celular e outros dispositivos móveis.

 

 

O que é cache de um app?

Assim como nos computadores, os celulares também contam com cache, que é onde ficam armazenadas informações usadas pelas aplicações durante o uso.

O objetivo é, basicamente, tornar o uso do app mais rápido. Já reparou que quando você abre uma rede social ela exibe diversas informações “antigas” mesmo offline ou antes de mostrar as atualizações dos seus contatos? Todos esses dados estão salvos como cache, o que inclui fotos de perfil e outras informações.

Contudo, o cache ocupa espaço do armazenamento interno do seu celular. Por isso, é importante fazer uma limpeza periódica para evitar ficar sem espaço.

Como fazer um app?

Fazer um aplicativo não é exatamente uma tarefa fácil. Isso exige alguns conhecimentos técnicos e, claro, muita criatividade. Primeiramente, é preciso validar a ideia, para assegurar que seu app será baixado e usado pelas pessoas.

Depois, é necessário desenhar todo o fluxo de uso da aplicação, usando programas específicos para essa criação, como Wireframming.

A próxima fase é a de programação, que deve ser feita por um profissional backend. Será necessário definir diversas informações como servidores, base de dados, armazenamento e APIs.

Então, é a hora de lançar uma versão beta para testar o funcionamento do aplicativo, antes de submeter à validação das lojas de apps, que contam com regras próprias e que devem ser estudadas antes.

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top