Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Dicas e curiosidades

O que é 4K?

Veja quais as vantagens da imagem 4K ou Ultra HD.

A definição 4K, ou Ultra HD, é cada vez mas comum em Smart TVs, além de também aparecer em notebooks, smartphones e outros equipamentos de audiovisual. Essa característica indica qual a resolução de imagem máxima que esses aparelhos podem alcançar. Para simplificar, podemos afirmar que o 4K é a evolução da definição Full HD

Mas o que isso quer dizer de fato? Atualmente, as imagens são exibidas em pixels, pequenos quadrinhos coloridos que, combinados, formam o que é visualizado. 

Bem, a definição Full HD trabalha com 1920 x 1080 pixels, enquanto o 4K tem 3840 x 2160 pixels. Ou seja, são utilizados mais pixels, o que deixa as imagens mais ricas em detalhes.

Assine a banda larga TIM Live de alta velocidade para reproduzir conteúdos em streaming com imagem 4K sem problemas!

Definição 4K na prática

Embora apareça em displays de diversos tamanhos, desde Smart TVs gigantes até smartphones, vale notar que a diferença de qualidade entre HD ou Full HD e 4K fica mais clara em telas maiores.

Entretanto, para alcançar esse nível de definição, além da tela compatível com a tecnologia, é preciso que o conteúdo seja produzido em 4K, ou Ultra HD. Isso é cada vez mais comum, e já é possível encontrar programação em 4K em operadoras de TV por assinatura e até plataformas de conteúdos em streaming.

O mesmo vale para o uso de outros equipamentos como fonte de imagem. Por exemplo, o Apple TV 4K pode acessar e reproduzir conteúdos em Ultra HD com 3840×2160 pixels. Mas, para isso, o vídeo em reprodução e a TV utilizada também devem apresentar suporte ao 4K. 

Consoles de videogame, como o Xbox One, também costumam apresentar suporte para 4K. Contudo, o jogo precisa ser produzido nessa qualidade máxima de imagem.

Também é importante observar que a definição de tela não depende da tecnologia dos displays usados nos aparelhos. Ou seja, a imagem 4K pode ser exibida tanto em telas LCD, quanto em telas OLED, por exemplo.

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top