Office 365

O Office 365 é confiável?

Descubra se a assinatura do Office 365 está de acordo com o que você espera do serviço

O Office 365 é um serviço da Microsoft que reúne ferramentas diversas de trabalho e produtividade. Entre os planos com assinatura mensal ou anual, é possível encontrar opções de uso residencial (pessoal) ou comercial.

Nos planos pessoais, o assinante do Office 365 tem acesso aos principais programas da empresa. Entre eles, Word, Excel, PowerPoint, Skype e 1TB de espaço para armazenamento em nuvem no OneDrive. Dessa forma, o Office 365 é uma alternativa ao Pacote Office 2019, que tem compra única. Entretanto, quem opta pela assinatura tem vantagens como a atualização constante dos programas, e, em alguns planos, assistência técnica e suporte.

Além desses programas de uso básico, presente na maior parte dos planos, as opções comerciais do Office 365 também oferecem ferramentas de gerenciamento. Por exemplo, e-mails empresariais, gerenciamento e compartilhamento e fluxo de trabalho, comunicação e integração de equipe, criação de material de marketing e mais. A assistência técnica e o suporte estão disponíveis vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana.

Porém, apesar das vantagens, pode surgir alguma dúvida sobre a confiabilidade dos serviços do Office 365, já que muitas de suas ferramentas incluem armazenamento em nuvem. Caso você esteja com essa dúvida, separamos algumas das informações principais sobre segurança do Office 365.

 

É possível trabalhar com o Office 365 sem acesso à internet?

 

Bem, isso vai depender dos programas que você pretende usar. Os programas instalados em computadores, como Word, Excel e PowerPoint, vão funcionar normalmente. Entretanto, sem internet os arquivos não serão sincronizados com a nuvem. Ou seja, as edições irão aparecer apenas no equipamento que você usou para trabalhar. Mas, quando estiver com acesso à internet, você pode realizar a sincronização.

 

Os serviços do Office 365 estão sempre em funcionamento?

 

Segundo a Microsoft, o contrato de assinatura do Office 365 oferece garantia de 99,9% de tempo de atividade. Caso ocorra algum problema e você fique sem acesso ao serviço de forma que o tempo de atividade seja inferior ao informado, pode receber créditos em serviços Microsoft.

 

O Office 365 é confiável?

 

A Microsoft tem alguns princípios básicos que segue em busca da confiança em seus serviços do Office 365. O primeiro é a segurança interna, com nível de proteção abrangente, possibilidade de controles de autorização do próprio cliente e fortalecimento da segurança com o uso de práticas operacionais recomendadas.

Já o princípio da privacidade por padrão garantem que suas informações não são usadas para uso publicitário e que você tenha acesso ao máximo possível de controles de privacidade. Além disso, claro, você tem a liberdade de mover todos os seus dados para outros servidores, sempre que achar necessário.

O princípio de operações transparentes permite que o assinante do Office 365 tenha conhecimento sobre a localização dos dados e como acessá-los. O cliente também recebe informações claras sobre possíveis alterações de serviço e a garantia do tempo de atividade de 99,9%.

Finalmente, o princípio de conformidade contínua indica a adoção de processos que acompanhem as suas necessidades, mesmo que elas aumentem ao longo da assinatura. Além disso, o assinante tem direito ao controle e verificação dos serviços, de acordo com a solicitação.

 

Recursos de segurança do Office 365

 

Em busca de maior riqueza de informações aos assinantes, a Microsoft também indica os principais recursos de segurança em relação ao Office 365.

De acordo com informações da empresa, o acesso físico aos data centers é restrito à equipe autorizada, que passa por diversas etapas de segurança física. Leitores biométricos, sensores de movimento, vigilância por câmeras e alarmes garantem que apenas pessoas autorizadas transitem pelos data centers da companhia. Os dados em inatividade são criptografados, assim como a sua transmissão por rede entre o data center e um usuário.

Além disso, nenhuma das informações hospedadas no serviço podem ser usadas para fins de publicidade. Esses dados são usados apenas para garantir os serviços oferecidos, inclusive em casos de suporte ao cliente. Segundo a Microsoft, sua caixa de correio não pode ser acessada sem a sua permissão. Para garantir que você não vá perder nenhuma informação importante, seus dados passam por backups periódicos nos servidores da Microsoft.

Mesmo após o encerramento do contrato, seus dados não são excluídos dos data centers por um período de tempo determinado, suficiente para você transferi-los para um novo serviço ou sistema de armazenamento.

De acordo com a utilização, você pode selecionar quais recursos vai ativar ou desativar, de acordo com as suas necessidades de usabilidade e privacidade.