Comparativos

Novo levantamento mostra operadoras com 4G mais rápido do Brasil

Pesquisa levou em consideração segundo e terceiro trimestres de 2018. Veja o ranking e descubra qual é a operadora com o 4G mais rápido do Brasil.

Para saber qual é a operadora com o 4G mais rápido do Brasil, algumas empresas divulgam levantamentos periodicamente. Esse é o caso Ookla, desenvolvedora do aplicativo Speedtest.net.

Por meio dele, usuários conseguem medir a velocidade da sua internet móvel e banda larga. Sendo assim, a empresa reúne esses dados para fazer levantamentos recorrentes e mostrar quais operadoras oferecem as maiores velocidades.

Em novembro de 2018, a Ookla divulgou uma pesquisa com dados referentes ao segundo e ao terceiro trimestres de 2018. Entretanto, os resultados são parecidos com os revelados na pesquisa sobre o primeiro trimestre do ano.

Para ser mais precisa nos resultados, a pesquisa da Ookla levou em consideração mais de 4 milhões de testes feitos na aplicação. Contudo, eles foram realizados por mais de 1 milhão usuários únicos.

Além disso, o levantamento mostra que o Brasil está em 71ª posição no ranking mundial de velocidade. O dado leva em consideração a velocidade média de download em planos de telefonia móvel. Contudo, houve melhoria de 27% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Entretanto, quando o assunto é upload, o país cai para a 99ª posição. Isso mostra o quanto as operadoras brasileiras ainda podem evoluir nesse quesito. Na prática, o Brasil tem velocidade média de download de 18,5 Mbps e de upload de 7,52 Mbps.

A seguir, você confere o resultado da pesquisa da Ookla. Saiba qual é a operadora com o 4G mais rápido do Brasil. Além disso, descubra como está o ranking de velocidade da banda larga no país.

woman holding smartphone in car

Ranking mostra operadora mais rápida no segundo e terceiro trimestre

 

O levantamento da Ookla manteve a ordem das operadoras no ranking, em comparação com os dados do primeiro trimestre do ano. Sendo assim, a Claro permanece em primeiro lugar no quesito velocidade em 2018.

Entretanto, desta vez, a Claro marcou 26,75 pontos, representando um avanço com relação ao primeiro trimestre. Na ocasião, a operadora alcançou 24,07 no chamado Speed Score.

Contudo, logo depois da Claro está a Vivo, com 17,59 pontos. Já a TIM marcou 13,68 no Speed Score. Entretanto, Oi e Nextel ficam logo atrás. A primeira fez 10,63 pontos, enquanto a segunda marcou 8,42 pontos.

O Speed Score leva em consideração 90% da velocidade de download e 10% da de upload para chegar aos números apresentados.

No primeiro trimestre de 2018, a Vivo marcou 16,37 pontos, a TIM fez 13,32, a Oi 10,66 e a Nextel 8,93. Sendo assim, é possível observar que apenas a Oi e a Nextel tiveram ligeira queda na pontuação. Contudo, as demais operadoras apresentaram melhorias em suas pontuações nos testes de velocidade da Ookla.

Além desses dados, a Ookla também revelou as cidades com a maior velocidade de internet 4G no Brasil. O ranking é liderado por Porto Alegre, seguida de Curitiba e Brasília. Logo após aparecem Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

 

Confira também o ranking de velocidade banda larga

 

Além de apresentar os resultados da velocidade 4G na telefonia móvel, a Ookla também revelou a operadora de banda larga mais veloz. Em um teste semelhante, a empresa da América Móvil também ficou em primeiro lugar.

Contudo, nesse caso, a NET Virtua marcou 30,73 pontos. Já a TIM Live obteve 29,99 pontos, enquanto a Vivo tem 25,84 pontos. Contudo, em último lugar está a Oi, com 7,05 pontos.

De acordo com a Ookla, o Brasil está na 65ª posição no ranking de velocidade mundial de banda larga. O país aparece logo depois da Índia. No Brasil, a velocidade média da banda larga é de 23,64 Mbps para download, e de 10,57 Mbps para upload.

No ranking de cidades com a banda larga mais rápida do país, a vencedora foi São Paulo. Logo após estão Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Deixe um comentário

avatar