icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Notícias

Nokia lança sistema de gerenciamento automático para evitar problemas com 5G

Serviço destinado às operadoras pretende ajudar a lidar com aumento da quantidade e velocidade dos dados transmitidos.

Uma das vantagens da rede 5G, que já começa a ser realidade em alguns países, é a capacidade de transmitir uma quantidade incrivelmente maior de dados. Entretanto, isso também podem causar problemas, caso as operadoras que aderirem ao serviço não estejam prontas para lidar com essas mudanças.

De olho nessa situação, a Nokia apresentou o Nokia Network Operations Master, destinado aos provedores de serviços de comunicações. O sistema oferece gerenciamento de redes 5G com automatização de reparos e ajustes necessários para lidar com os dados transportados.

Até agora, esses reparos são executados manualmente pelas operadoras. Todavia, considerando as mudanças drásticas em relação à quantidade de dados, velocidade de transmissão e número de dispositivos conectados simultaneamente, esse sistema manual não será mais viável.

É nesse ponto que entra o sistema de gerenciamento da Nokia. Segundo a Nokia, a solução será capaz de lidar com redes físicas e virtuais das operadoras, onde as informações são processadas e distribuídas.

Assine o plano Claro Controle com WhatsApp ilimitado e tenha internet móvel em alta velocidade com a rede 4.5G da operadora!

Custo não informado

Em resumo, o Nokia Network Operations Master permite a solução de problemas, administração das redes, gerenciamento de softwares e ajustes de configurações dos sistemas das operadoras de forma automática.

“Com o 5G levando funções tradicionais, como gerenciamento de receita e atendimento ao cliente, para a nuvem e ajudando a impulsionar o software mais profundamente na rede, os provedores de serviços de comunicação precisam de uma abordagem moderna para executar operações de rede de forma automatizada, mais eficiente e escalonável. O Nokia Network Operations Master oferece esses recursos e permite que nossos clientes realizem operações vitais da rede com facilidade, eficiência e confiança”, afirma o Chefe de Tecnologia da Nokia Software, Ron Haberman.

 

 

Como é comum no setor, os valores sobre o novo serviço da Nokia não foram informados. A fabricante deve oferecer mais detalhes sobre o sistema durante a MWC 2020, que será realizada no fim de fevereiro, em Barcelona.

Contudo, no Brasil a adoção do sistema não deve ser uma preocupação imediata das operadoras. Afinal, a estimativa é que o leilão 5G da Anatel, que teve suas regras definidas, ocorra no último trimestre de 2020. Sendo assim, não devemos ver o 5G no Brasil até, no mínimo, meados de 2021.

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top