Smartphones

Moto X4 – Review

Conheça as vantagens desse modelo intermediário da Motorola com câmera dupla

Em 2018, a sexta geração da linha Moto G, com o Moto G6, o Moto G6 Play e o Moto G6 Plus, foi o destaque da Motorola. Mas isso não quer dizer que outros modelos da marca não mereçam atenção. Um ótimo exemplo é o Motorola Moto X4.

Embora seja um modelo lançado em 2017, o Moto X4 ainda aparece como uma opção bem legal de smartphone intermediário. Sua configuração pode oferecer navegação confortável pelos aplicativos mais usados, como Facebook, WhatsApp, streaming de vídeo e Instagram. Além disso, apesar de ser um pouco mais antigo, o Moto X4 tem câmera com lente dupla e pode até fazer vídeos em 4K.

Veja nosso review do Motorola Moto X4 e descubra mais detalhes do modelo.

 

Está procurando seu smartphone novo? Garanta o seu Moto X4 ou outros modelos pelo melhor preço do mercado!

 

Desempenho na medida certa para o dia a dia

 

O motorola Moto X4 roda com o processador de oito núcleos Snapdragon 630, o mesmo do Moto G6 Plus, e sua memória RAM é de 3 GB. Com isso, o modelo garante bom desempenho nas tarefas mais usuais, mesmo alternando entre elas. Ou seja, se você quer um celular que não trave ao ver os feeds do Facebook ou Instagram e ao rodar filmes e séries em streaming, é uma boa opção.

Sua memória interna é de 32 GB. Isso permite que você baixe uma boa quantidade de aplicativos, mas nada exagerado, e ainda salvar fotos e vídeos. Pode parecer pouco, quando comparado a outros modelos da mesma categoria, que já alcançam até 64 GB de memória interna. Mas a Motorola compensa ao deixar o espaço para um cartão Micro SD, caso você queira salvar mais arquivos.

O modelo também tem slot para usar dois chips ao mesmo tempo. Isso é bem legal para combinar planos de celular, com chamadas, mensagens e internet, de duas operadoras diferentes.

O Moto X4 foi lançado antes do Android 8 Oreo. Logo, seu sistema operacional é o Android 7.1 Nougat, versão anterior. Mas ainda é compatível com todos os aplicativos da Google Play Store. Além disso, o celular é um dos que devem receber atualização para o Android 9 Pie, se as previsões se confirmarem.

Sua bateria fica dentro da média da categoria, com 3.000 mAh. Mas a vantagem é que o modelo, assim como outros celulares Motorola, vem com o carregador Turbo Power da marca. Segundo a fabricante, em 15 minutos, o aparelho recupera até 60% da carga.

 

Moto X4 tem imagem Full HD

 

Um dos pontos mais interessantes do Moto X4 é a tela Full HD. Afinal, quem passa muito tempo vendo séries e filmes no celular, precisa garantir a boa qualidade de imagem. O tamanho de 5,2 polegadas é bem confortável, principalmente para quem não quer aparelhos muito grandes.

O vidro 3D, visto na tela do Moto X4, também é usado na parte traseira do aparelho, nas cores preto e topázio, com acabamento em metal. O resultado final é um smartphone com visual premium e pegada firme.

As dimensões do aparelho são de 148,35 x 73,4 x 7,99 mm, com peso aproximado de 163 gramas. E o modelo tem certificação IP68 contra água e poeira, que reduz a chance de danos em caso de acidentes. Entretanto, a marca deixa bem claro que isso não quer dizer que você pode mergulhar o aparelho propositalmente.

 

Muitos efeitos de foto no Motorola Moto X4

 

As câmeras do Moto X4 também receberam bastante atenção da Motorola, já que apresenta recursos que se popularizaram após o lançamento do modelo. Claro que estamos falando da famosa lente dupla, cada vez mais presente no mercado.

No Moto X4, a câmera dupla está na parte traseira e tem lentes de 12 MP e 8 MP. Elas permitem efeitos como o Modo Profundidade, que coloca o fundo levemente desfocado e o objeto em destaque. Algo parecido com o Modo Retrato, da Apple. Como uma das lentes é do tipo grande angular, você vai ter mais espaço para enquadrar paisagens ou grupos de pessoas.

E os efeitos do Moto X4 vão ainda mais longe. Por exemplo, o Modo Profissional permite que você faça ajustes nas configurações de fotos, em busca das melhores imagens. Com o recurso Melhor Foto, a câmera faz diversas capturas diferentes, e te mostra a que teve o melhor resultado. Você também pode incluir animações, desenhos e filtros em fotos e vídeos, em efeitos parecidos com os vistos no Instagram. A câmera traseira tem iluminação com Flash Dual LED e também reconhece QR Code, códigos de barras e pontos de referência.

Já a câmera frontal é mais básica, com resolução de 8 MP, mas não abriu mão do flash e de alguns recursos interessantes. As configurações manuais do Modo Profissional podem ser realizadas nas selfies, assim como filtros e efeitos. Também vale destacar o Modo Beauty(Embelezamento) e o modo especial para locais com baixa luminosidade, que ajuda a deixar as fotos mais nítidas.

E uma boa notícia para os fãs de vídeos: a câmera traseira do Moto X4 pode fazer capturas com altíssima definição 4K ou em câmera lenta. Uma característica bem interessante para a categoria do modelo.

 

4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth e NFC

 

O Moto X4 garante todas as conexões principais, ou seja, internet 4G, 3G e Wi-Fi e conexões sem fio Bluetooth 4.2 e NFC. O conector da bateria usa a porta USB-C, e o modelo tem entrada para fone de ouvidos.

Em lojas online é possível encontrar o Moto X4 por valores próximos aos R$ 2.000, em média. Se preferir, você também pode procurar por promoções em lojas de operadoras como Claro e Tim. Essa ideia é particularmente interessante para quem quer combinar a compra do aparelho com planos de ligações e internet.