icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Dicas e curiosidades

Modo avião: o que acontece se você não ligar durante o voo?

Entenda como o recurso funciona e qual é a importância de ativá-lo durante pousos e decolagens.

O modo avião é uma funcionalidade presente em todos os smartphones e outros dispositivos com acesso à internet, como é o caso de notebooks. Em viagens de avião, há um aviso para que esses equipamentos sejam desligados ou colocados em modo avião, sobretudo durante decolagens e aterrissagens. Mas o que acontece se você não ligar o recurso durante o voo?

Para começar, esse pedido é feito como uma medida de segurança. Então, é bom não arriscar, certo?

Mas o que muita gente se pergunta é: com tanta tecnologia, será mesmo que não colocar um equipamento em modo avião pode comprometer a segurança do voo? E a resposta é: sim. Entenda melhor nas linhas a seguir.

Conheça os planos TIM Controle a aproveite para usar apps sem descontar da sua franquia de internet!

Saiba como funciona o modo avião e o que acontece se você não ligá-lo no voo

Celulares, notebooks e outros equipamentos com conexão à internet, como tablets, por exemplo, emitem diversos sinais e frequências.

Isso é feito, justamente, para que as conexões sejam estabelecidas. Sobretudo no caso dos celulares, a emissão desses sinais acontece o tempo todo, já que ele procura pela antena da sua operadora, por exemplo.

Para cessar a emissão desses sinais e frequências é que existe o modo avião. Por isso, quando ele está ativo, você não consegue fazer ou receber ligações, se conectar à internet por

Wi-Fi ou rede móvel, ou mesmo usar o Bluetooth.

E agora, a pergunta que não quer calar: o que acontece se você não ligar o modo avião durante o voo?

De fato, os sinais emitidos por celulares e outros equipamentos não têm interferência no funcionamento da aeronave. No entanto, sem o modo avião, ele emite ruídos que podem conflitar com os que são emitidos pelo próprio avião.

Dessa maneira, o piloto, a tripulação e até mesmo os passageiros podem ouvir ruídos mais ou menos altos, dependendo das condições dos equipamentos.

Ou seja: com mais ruídos nos equipamentos de comunicação, o piloto pode não ouvir corretamente as instruções, o que pode levar a acidentes.

Portanto, a recomendação de ativar o modo avião é, sim, importante para manter a segurança do voo. Então, lembre-se de ativar esse recurso sempre que for viajar.

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top