icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Microsoft Office 365

Microsoft Excel: o que é VBA e como utilizá-lo?

Entenda o que é e como funciona o recurso avançado do Pacote Office para turbinar planilhas e outros documentos.

O Visual Basic for Application, conhecido como VBA do Excel, é uma ferramenta de programação que amplia os horizontes de quem precisa criar tabelas inteligentes, por exemplo. É através desse serviço que o usuário pode trabalhar com macros, automatizar processos e fazer controles mais avançados.

Apesar de estar disponível em outros programas do Pacote Office, como Word e Access, é no Excel que o VBA é mais utilizado, de maneira geral.

 

Assine o Pacote Office online e acesse seus programas e arquivos em onde quiser!

 

O que é VBA?

 

O VBA foi criado para dar mais possibilidades aos usuários do Pacote Office que precisam gerenciar um grande volume de dados e muitas pastas. Além disso, ele dá mais opções para trabalhar com os documentos.

Contudo, como é uma ferramenta de programação, pode exigir alguns conhecimentos mais avançados. Sendo assim, é preciso ao menos entender muito bem de Excel para aproveitar melhor o VBA no programa.

Entre as possibilidades do VBA estão o uso de grupos variáveis (arrays ou matrizes), criação de botões, caixas de texto e outros elementos com ActiveX. Além disso, há a automatização de funções com o uso de macros, criação de loops e ainda condicionais com “if” e “then”, por exemplo.

Como usar o VBA no Excel?

O primeiro passo para começar o VBA no Excel é ativar essa função. Para isso, é necessário ir no menu “Arquivo” e clicar em “Opções”.

Depois, vá em “Personalizar Faixas de Opções” e, na aba de mesmo nome, procure pela opção “Desenvolvedor” e marque-a. Então, clique em “Ok” para confirmar a ação. A partir de então, será exibida a opção “Desenvolvedor” no menu superior do Excel.

Para começar a usar o VBA, você deverá ir na opção “Desenvolvedor”, depois clicar em “Visual Basic”. Também é possível acessar o recurso através do atalho Alt+F11.

Assim que o editor for aberto, você poderá visualizar o código da funcionalidade que está trabalhando. Caso tenha conhecimento de programação, é possível criar seus próprios códigos.

Contudo, também há a possibilidade de usar as funções do Excel na hora de criar recursos como macros.

As ferramentas a serem utilizadas aparecem do lado esquerdo do código. Lá, também é possível acessar a pasta Módulos, em que serão armazenados os códigos das funções que você criar.

voltar para o top