Microsoft divulga mais informações do Xbox Series X com detalhes sobre processamento e retrocompatibilidade
Desempenho poderoso, acesso aos games de gerações anteriores e otimização na experiência do jogador estão entre as novidades.
Após o cancelamento da E3, e a confirmação de uma apresentação online do Xbox Series X, a Microsoft começou a revelar mais detalhes de seu novo console. Atendendo às expectativas, a próxima geração do Xbox vai chegar com mudanças consideráveis em processamento e outros recursos.
Essas informações foram divulgadas em diferentes canais, incluindo o Twitter e o site oficiais do Xbox e um unboxing no canal Digital Foundry.
A primeira mudança óbvia é o design do Xbox, que passa do formato achatado para um visual mais alto e estreito, parecido com uma torre de PC. Mas as grandes novidades estão no interior dessa estrutura.
Para começar, o Xbox Series X trabalha com um processador com 16 núcleos rodando a 3,66 GHz e 16 GB de memória GDDR6, dividida em 12,5 GB para memória de vídeo e 2,5 GB para o sistema operacional.
O armazenamento é realizado em um HD de 1 TB SSD de alta velocidade, permitindo, por exemplo, que o jogador alterne entre títulos em poucos segundos, retomando as partidas do ponto em que tinham parado.
Ainda ficaram faltando a divulgação de alguns detalhes de configuração. Entretanto, a Microsoft confirma o poder de processamento de 12,15 teraflops por segundo do Xbox Series X. Para efeitos de comparação, o novo console tem desempenho quase dobrado em relação à geração anterior.
Assim, o Series X pode, por exemplo, rodar jogos em 4K a 60 FPS ou mesmo 120 FPS.
Aproveite os melhores recursos dos jogos para Xbox One: faça agora sua assinatura do Xbox Live Gold.
Menor delay e retrocompatibilidade
Por enquanto, as revelações sobre o Xbox Series X confirmam anúncios anteriores da Microsoft, como a alta taxa de atualização.
Após alcançar um altíssimo nível na reprodução audiovisual, a preocupação dos desenvolvedores foi alcançar o mesmo patamar na experiência de jogo.
Para garantir menor delay, por exemplo, o Xbox Series X reestruturou as pontes de comunicação entre controles, dispositivo e telas. Assim, os comandos são transmitidos em milissegundos.
Outro ponto confirmado pela empresa, e comemorado entre os jogadores, é a retrocompatibilidade. Mesmo os jogos da biblioteca do Xbox One serão compatíveis com o Xbox Series X, via hardware. Com isso, os games já adquiridos poderão ser rodados no novo console, sem processos adicionais.
Preço e lançamento do Xbox Series X
A Microsoft não divulgou qual será o preço do Xbox Series X. Inicialmente, a chegada do novo console às lojas é prevista para o fim de 2020, período próximo ao Natal.
Todavia, é preciso saber se os problemas causados pela pandemia do Covid-19 vai alterar esse cronograma. A Microsoft ainda não se manifestou sobre o assunto.
Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!