Dicas

Memória do celular cheia: como esvaziar

Libere espaço do seu smartphone sem precisar de cartão de memória

Um smartphone com a memória interna cheia pode causar diversos problemas. Para começar, a própria navegação pode ficar mais lenta.

Além disso, você pode ficar sem espaço para baixar um novo aplicativo ou fazer um vídeo daquele passeio incrível. Em casos mais sérios, nem as mensagens do WhatsApp aparecem mais.

Uma parte desse problema pode ser aliviado com um cartão de memória, mas apenas para salvar imagens, vídeos e músicas. Normalmente, não é possível armazenar os aplicativos baixados no cartão.

Mais cedo ou mais tarde, vai ser preciso trocar de celular. Ou, no mínimo, voltar às suas configurações iniciais. Mas até lá, você consegue recuperar um pouco de armazenamento livre com algumas ações simples.

 

Faça um backup de seus arquivos no notebook ou PC

 

Essa é, provavelmente, a alternativa mais fácil e segura. Conecte o seu smartphone a um notebook ou PC e localize a pasta com os arquivos do celular. Os arquivos estão organizados em várias outras pastinhas, e os nomes e indicações serão diferentes de acordo com a marca.

Abra uma Nova Pasta no seu computador ou notebook para fazer uma cópia dos arquivos do celular. É indicado que você escolha um nome bem simples e fácil de identificar, como Backup Celular, ou coisa parecida.

Agora, é só explorar aquelas várias pastinhas do smartphone e selecionar quais arquivos você quer salvar no computador. Aquele velho esquema de “copiar e colar”, mesmo.

Pronto, o backup está feito! Agora você já pode apagar suas fotos, vídeos e arquivos do smartphone, liberando memória interna para novos apps e informações.

O mais indicado é que você apague apenas o que conseguiu abrir no computador, ok? Isso impede que você exclua arquivos essenciais para o funcionamento do celular.

 

Salve fotos e vídeos em nuvem

 

Outra possibilidade para não deixar seu smartphone sobrecarregado com milhões de fotos e vídeos, é optar pelo armazenamento em nuvem. Existem vários aplicativos com essa finalidade, mas o mais conhecido deles é o Google Fotos.

Se o seu smartphone não tiver o app instalado, você pode baixar na Google Play Store ou na Apple Store, para iPhones.

Nas configurações, selecione a melhor forma de fazer a sincronização e backup dos arquivos. Esse passo é bem importante, pois que salvar arquivos em nuvem pode consumir a sua franquia de internet móvel.

Depois que as fotos estiverem salvas no Google Drive, você não precisa mais ocupar espaço na Galeria do seu celular. É só acessar o aplicativo sempre que você quiser visualizar, compartilhar ou mesmo editar as fotos e vídeos.

Uma vantagem extra legal dessa opção é que você pode acessar os arquivos de qualquer dispositivo com internet. É só usar os dados de login e senha da conta Google. Ah, e se você quebrar ou perder seu celular, não perde as fotos daquela viagem incrível!

 

Apague aplicativos que você não usa

 

É absolutamente normal a gente se empolgar, baixar vários aplicativos e, depoi de um tempo, nem lembrar que eles existem. Bem, a hora de liberar espaço no celular é um bom momento.

Vá até o gerenciamento de aplicativos do seu smartphone e delete todos aqueles que só estão lá para, literalmente, ocupar espaço.

Nos smartphones Android, siga o caminho: Configurações > Armazenamento > Armazenamento do Dispositivo (ou Armazenamento Interno) > Aplicativos (ou Apps).

Caso você tenha um iPhone, vá em Ajustes > Geral > Armazenamento e iCloud > Gerenciar Armazenamento.

Em ambos os casos, você vai ver exatamente quanto espaço cada um dos aplicativos ocupa no armazenamento. Aí é só clicar naqueles que você não usa, e selecionar Apagar ou Desinstalar.

 

Faça uma limpeza dos dados em Cache

 

Os smartphones Android também permitem que você faça apenas a limpeza dos dados em cache dos aplicativos. Esses são arquivos temporários, que ficam salvos no smartphone para agilizar a navegação nos apps mais usados. Por exemplo, o celular “lembra” dos ícones em miniatura ou das fotos dos seus contatos. Assim, o processamento fica mais fácil.

Porém, com o tempo, esses arquivos temporários se acumulam e acabam ocupando muito espaço da memória interna.

Para resolver isso, volte ao gerenciamento de aplicativos dos smartphones Android. Ao abrir um dos apps, você vai ver a opção Limpar Dados e Limpar Caches. No primeiro momento, o ideal é apenas limpar os arquivos em caches.

Isso porque, ao limpar todos os dados, você vai “zerar” o aplicativo, ou seja, vai ser como se você tivesse acabado de fazer seu download.

 

Apague arquivos, fotos e memes dos aplicativos de conversas online

 

Nem sempre é possível apagar o cache dos aplicativos. Por exemplo, o WhatsApp não tem essa opção. Nesse caso, você vai ter um trabalhinho extra para esvaziar a memória do celular, mas pode ganhar bastante espaço.

Abra seus aplicativos de mensagens e faça uma busca de todos os arquivos salvos. Aquele GIF todo cheio de brilho da mensagem de “Bom Dia” da sua tia. Os milhões de memes dos grupos de amigos. Mapas que te mandaram para ajudar a encontrar o restaurante. Incontáveis áudios de piadas. Sim, tudo isso deve estar lá, ocupando espaço de novas fotos e vídeo que você realmente quer fazer.

Até mesmo as mensagens de texto ocupam espaço, então, para a limpa ser total, até elas podem ser apagadas. Se não quiser perder as primeiras conversas com o Mozão, você sempre tem a opção de fazer um backup, nas configurações do próprio aplicativo.

Aproveitando, considere a opção de desativar algumas configurações, o que pode ajudar a economizar memória no futuro.

Por exemplo, desligue a função “Salvar no Rolo de Câmera”, que salva todas as fotos e vídeos recebidos na galeria do seu telefone automaticamente. Já ao desativar a função “Download automático de mídia”, você escolhe quais arquivos recebidos vão ser baixados pelo aplicativo.

Essas configurações podem ser ajustadas nas configurações gerais do WhatsApp ou individualmente, nas janelas de cada contato ou grupo.

Com essas dicas, seu celular pode até não ficar como novinho em folha, mas com certeza vai ter mais espaço de memória livre.

Deixe um comentário

avatar