Mas já? Samsung e LG iniciam pesquisas do 6G que pode chegar a 1TB/s
Foi dada a largada para o desenvolvimento da tecnologia 6G, que pode ser implementada daqui a 10 anos
Nos últimos meses, Estados Unidos, Coreia do Sul e países europeus anunciaram a implementação da tecnologia 5G em seus territórios. Em paralelo, fabricantes de smartphones como Samsung e LG, de olho no futuro, divulgaram que já começaram a desenvolver a tecnologia 6G.
A China também anunciou recentemente que pretende dar início às pesquisas sobre o 6G no começo do ano que vem. No entanto, o objetivo é lançar aparelhos com o novo protocolo somente em 2030. De acordo com o governo do país, a meta é atingir velocidades de transferência até 1 terabyte por segundo.
A TIM está com descontos imperdíveis na compra de celulares 4G. Acesse agora a loja online!
Em comunicado recente, a Samsung Research, setor de pesquisa e desenvolvimento da fabricante, revelou a criação do Advanced Communications Research Center em Seul, capital da Coreia do Sul. Segundo um dos executivos, “a atual equipe de padrões de tecnologia de telecomunicações foi expandida para começar a liderar a pesquisa sobre redes 6G”.
A LG também se pronunciou sobre os avanços no 6G, em pesquisas promovidas em parceria com a KAIST (Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia). Em comunicado oficial, a fabricante afirma que “queremos obter antecipadamente as principais tecnologias da rede sem fio de sexta geração”.
Encontre agora o modelo de smartphone ideal para suas necessidades na loja online da Claro!
Como funcionaria o 6G?
Há ainda muitas especulações sobre como funcionaria a tecnologia 6G. Ari Pouttu, vice-diretor do programa 6G Flagship da Finlândia afirmou recentemente ao site VentureBeat: “eu não sei o que é o 6G; ninguém sabe”.
Segundo especialistas, a declaração mostra que o setor de pesquisas tecnológicas busca no 6G soluções para problemas que o 4G e 5G até agora não conseguiram resolver. Como as limitações de velocidade e de espectro, por exemplo.