Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Notícias

Mais de 1,5 milhão de contas do Whatsapp são banidas por causa de fake news

Algoritmos de machine learning e inteligência artificial ajudaram a identificar contas suspeitas.

O Whatsapp, aplicativo popular de mensagens no Brasil e no mundo, anunciou que baniu mais de 1,5 contas brasileiras suspeitas de serem operadas por máquinas. O objetivo da plataforma é evitar a propagação de fake news e disseminação de discurso de ódio. 

É importante dizer que o banimento vem acontecendo desde outubro do ano passado, período que inclui acontecimentos relevantes, como o segundo turno das eleições presidenciais no Brasil, por exemplo, em que 80 mil perfis eram banidos mensalmente no país. 

Como foram feitos os banimentos?

Para identificar contas com comportamento suspeito, foram utilizados algoritmos de machine learning e inteligência artificial e, segundo pronunciamento anterior da empresa, os banimentos acontecem independentemente das denúncias da comunidade, já que uma conta que envia 14 mensagens em 30 segundo é, quase certa, de ser operada por máquinas. 

Brasil no ranking de banimentos do Whatsapp

Vale dizer, ainda, que o Brasil ocupa os primeiros lugares no ranking de países com maior número de banimentos no Whatsapp. Em todo o mundo já foram banidas cerca de 22 milhões de contas e, 8% desse número, são de contas pertencentes ao país. 

Conheça os Planos Controle da Oi de 6GB, 12GB e 50GB. Com eles você pode navegar no Whatsapp sem gastar internet!

voltar para o top