Comparativos

Lista de navegadores de internet: qual é o melhor?

Saiba qual o melhor programa para abrir os sites no seu computador ou smartphone

Seja no celular ou no computador, abrir o navegador de internet é quase automático. Afinal, é através desse programa que fazemos buscas online ou acessamos o endereço de qualquer site.

Aliás, é uma atividade tão comum, que muitas vezes não damos atenção para as vantagens dos diferentes navegadores. Esses programas são desenvolvidos por diferentes empresas, e todos eles têm pontos positivos que podem ser melhor para o dia a dia.

A oferta de navegadores de internet é bem mais ampla do que muita gente imagina. Veja quais são os programas mais famosos e populares, e descubra qual o melhor para você.

 

Google Chrome

 

A Google não brinca em serviço, e seu navegador de internet já é um dos mais usados pelo mundo. E suas vantagens justificam o sucesso, já que o programa é bem rápido e compatível com várias extensões. Esses programinhas extras podem deixar a navegação mais fácil, aumentar a integração com outros programas e até mesmo aumentar a segurança ou a personalização de sua navegação.

Outro ponto legal é que o Google Chrome pode ser baixado em computadores, tablets ou smartphones com qualquer sistema operacional. Quem usa muito os outros serviços da Google, como como o Gmail, também pode aproveitar a melhor integração com a conta geral da empresa.

Mas vale o alerta: como é um dos mais completos, o Google Chrome está entre os navegadores que mais consomem memória RAM. Isso quer dizer que smartphones muito básicos podem apresentar certa lentidão ao abrir o programa.

 

Mozilla Firefox

 

Antes do Google Chrome, o Mozilla Firefox era a melhor alternativa ao Microsoft Explorer. Ou, pelo menos, era a opção mais famosa. Muita gente correu para esse navegador de internet pela sua melhor velocidade em relação ao programa do Windows.

Assim como o Chrome, o Firefox também é compatível com uma séries de extensões, também chamadas de plugins, e apresenta bom nível de segurança. Ele é mais leve que o concorrente do Google. Embora suas respostas não sejam tão rápidas, é uma opção legal para computadores ou smartphones de memória RAM mais restrita.

Você também pode usar o Mozilla Firefox em computadores, notebooks e smartphones de diferentes sistemas operacionais, inclusive Android e iOS.

 

Microsoft Edge

 

Por alguns anos, o Microsoft Explorer foi o único navegador conhecido por grande parte do público. Depois, com a chegada dos superiores Mozilla Firefox e Google Chrome, ele foi relativamente esquecido. Tem quem diga, até, que ele só servia no primeiro acesso ao computador ou notebook, para baixar um dos concorrentes.

Aparentemente, a Microsoft tenta recuperar o atraso com o Microsoft, lançado junto com o Windows 10 para PCs e notebooks. Hoje em dia, o novo navegador da Microsoft também está disponível para smartphones com Android e iOS.

A marca incluiu algumas funcionalidades extras, como modo de leitura, possibilidade de salvar sites para ler depois e até ferramentas de desenho na tela. E também resolveu o principal problema de seu antecessor, que era a lentidão. Finalmente, o Microsoft Edge parece pronto para brigar de igual para igual com os demais navegadores de internet.

 

Safari

 

Assim como a Microsoft e o Google, a Apple também tem um navegador de internet para chamar de seu, o Safari. É possível encontrar versões para outras plataformas, como o Windows. Mas, na verdade, o Safari é mais um daqueles produtos Apple que apostam na integração com os dispositivos da marca.

Dessa forma, caso você tenha um Macbook, iPad ou iPhone, pode apostar nas vantagens de seu navegador nativo. Velocidade de trabalho, segurança e melhor integração com o sistema operacional estão garantidos.

 

Opera

 

Quem usou os primeiros modelos de celulares com internet pode se lembrar do Opera. Esse foi um dos primeiros navegadores de internet com versão mobile. O programa evoluiu junto com os smartphones e continua se mostrando uma boa alternativa.

Bem leve, aparece como uma boa opção para smartphones com menor memória RAM, sem ficar devendo em velocidade de trabalho. Vale destacar a versão Opera Mini, que, segundo os desenvolvedores, ajuda a economizar seu plano de dados. Sempre uma boa notícia, certo?

Assim como os demais navegadores, o programa também está disponível para notebooks e PCs.

 

E as Smart TVs?

 

Assim como nos smartphones, você só pode baixar aplicativos compatíveis com o sistema operacional da sua Smart TV. Isso vale, inclusive, para o navegador de internet.

Alguns modelos já têm um navegador Web pré-instalado, permitindo que você faça buscas online. É o caso de muitas Smart TVs das marcas LG e Samsung, por exemplo.

Mas essa é uma tendência de modelos mais completos ou recentes de Smart TVs. Por isso, não está disponível em muitas TVs com internet mais antigas ou com recursos muito básicos.

Deixe um comentário

avatar