Serviços

Lista com todas as operadoras de planos de celular do Brasil

Confira a lista com todas as operadoras de planos de celular do Brasil e escolha a mais adequada para você.

Antes de buscar pelo melhor pacote de telefone, é importante saber quais são todas as operadoras de planos de celular do Brasil. Isso porque, para garantir que vai fazer a escolha certa, é essencial pesquisar sobre as empresas e preços praticados.

Além de conhecer todas as operadoras de planos de celular do Brasil, também vale a pena consulta a sua cobertura. Afinal, ninguém quer pagar por um serviço que não vai conseguir usar por falta de sinal, certo?

Atualmente, são cinco as principais operadoras de planos de celular do Brasil. Entre elas estão a Vivo, a TIM, a Claro, a Oi e a Nextel.

Entretanto, existem operadoras de planos de celular no Brasil que são menores e atendem a regiões específicas. Essa é uma vantagem para pessoas que moram em locais afastados e sofrem com a falta de sinal, por exemplo.

Para saber sobre o assunto, listamos todas as operadoras de planos de celular do Brasil. Além disso, mostramos qual é a que tem melhor percepção dos consumidores, a com mais clientes, a que tem a maior cobertura e a com a internet mais rápida. Confira!

Confira a lista com todas as operadoras de planos de celular do Brasil

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), são oito as operadoras de planos de celular do Brasil. As informações são referentes ao segundo trimestre de 2018.

Entre as empresas estão as MVNO’s, que a Anatel considera como uma só operadora. A sigla quer dizer Mobile Virtual Network Operator. Entretanto, essas são operadoras que não têm rede própria ou frequência. Contudo, elas usam a infraestrutura de outras empresas para operar.

Abaixo, veja a lista com todas as operadoras de planos de celular do Brasil:

  • Vivo
  • Claro
  • TIM
  • Oi
  • Nextel
  • Algar
  • Sercomtel
  • MVNO’s (Porto Seguro, Datora e Terapar)

Sercomtel é a melhor operadora pré-paga e, Porto Seguro, pós-paga

A Anatel divulgou, em março de 2018, uma pesquisa que revelou o nível de satisfação dos clientes. O estudo reflete a percepção dos consumidores no ano anterior, já que as entrevistas foram feitas entre julho e dezembro de 2017.

Entretanto, para chegar às conclusões, foram ouvidos mais de 62 mil clientes de diferentes operadoras. Contudo, foram levados em consideração aspectos como funcionamento, atendimento e resolução de problemas.

De acordo com a agência, a Sercomtel é a operadora que mais deixa satisfeitos os usuários de serviços pré-pago. Ela marcou 7,71 pontos. Entretanto, a segunda colocada, a Algar, chega perto com 7,41 pontos.

Quando o assunto é telefonia pós-paga, quem fica em primeiro lugar na percepção dos clientes é a Porto Seguro. Isso porque a operadora alcançou 8,32 pontos, bem à frente da segunda colocada Vivo, que fez 7,26 pontos.

Vivo se destaca com maior número de clientes no Brasil

Ainda segundo dados da Anatel referentes ao segundo trimestre de 2018, a Vivo é a operadora com mais celulares ativos. Contudo, a operadora tem mais de 75 mil aparelhos que usam os seus serviços.

Esse pode ser um indicador de qualidade, uma vez que a portabilidade facilitou a troca de operadora. Dessa maneira, um cliente que não está satisfeito com os serviços de uma empresa pode pedir a mudança facilmente.

Logo atrás da Vivo está a Claro, que tem pouco mais de 59 mil clientes de telefonia móvel. Em terceiro lugar está a TIM, com 56,5 mil, seguida da Oi, com quase 39 mil.

TIM é a operadora com a maior cobertura do Brasil

Em meados de 2018, a empresa britânica OpenSignal divulgou um estudo que revelou as operadoras com a maioria cobertura. De acordo com a pesquisa, cobertura da TIM no 4G é de 75,87%.

Entretanto, o segundo lugar do pódio ficou dividido entre Claro e Vivo. Isso porque ambas as operadoras contam com 62% de cobertura.

Outro estudo que reforça esse resultado é o da Teleco, empresa especializada em telecomunicações. A pesquisa revelou que a TIM cobre mais de 3.100 municípios, ou seja, 87,6% da população brasileira.

Internet mais rápida do Brasil é a da Claro

A mesma pesquisa da OpenSignal, de meados de 2018, mostrou que a Claro tem o 4G mais rápido do Brasil. Entretanto, os testes foram feitos entre janeiro e maio de 2018.

Os dados foram coletados a partir de testes feitos no aplicativo medidor de velocidade da OpenSignal. No entanto, foram analisados mais de 6,4 milhões de testes em 370 mil dispositivos.

Contudo, o estudo mostrou que a velocidade  média de downloads da Claro no 4G é de 28 Mbps. O resultado é 27% superior ao da Vivo, que ficou em segundo lugar com 20 Mbps. Logo atrás estão TIM e Oi.

No entanto, a Claro também ficou em primeiro lugar no quesito velocidade na pesquisa da Ookla. A empresa é a desenvolvedora do aplicativo medidor de velocidade Speedtest.net.

Porém, a pontuação da empresa é formada por 90% da velocidade de download e 10% da de upload. Sendo assim, o “Speed Score” Claro ficou em 24.07. Contudo, a Vivo manteve a segunda posição com 16.37. TIM e Oi também aparecem logo em seguida.

Deixe um comentário

avatar