Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Notícias

LG e Panasonic se unem para desenvolver TV 4K com modo cineasta

Recurso foi pensado para deixar as imagens mais próximas das idealizadas por cineastas.

Com efeitos de pós-processamento como HDR, muitas vezes o conteúdo exibido nas TVs 4K não é fiel ao pensado e captado por diretores e estúdios. Levando isso em consideração, fabricantes como LG, Panasonic e Vizio se juntaram a esses profissionais para desenvolver o chamado “modo cineasta”.

Ele seria o responsável por uma exibição mais parecida com a de telas de cinema, com cores e contraste fiéis. Contudo, ainda não há data para que o recurso chegue aos aparelhos das marcas.

O modo cineasta é uma iniciativa da UHD Alliance (UHDA), que conta com a colaboração de mais de 40 membros de diferentes indústrias como a de televisores, processadores, áudio e entretenimento.

As fabricantes que quiserem, vão poder implementar o recurso incluindo-o nas configurações das suas TVs. Ele também poderá ser ativado quando um filme exigir essa função.

 

Assista ao conteúdo de plataformas de streaming na sua smart TV com a velocidade da Vivo Fibra! Acesse e confira as opções de plano.

Como funciona o modo cineasta?

O principal foco do modo cineasta é diminuir a interpolação de movimento, ou seja, a criação de quadros intermediários para aproveitar as altas taxas de frequência que as televisões modernas são capazes de gerar.

Grande parte dos filmes é filmada em 24 quadros por segundo (fps). No entanto, as televisões contam com 60 Hz ou 120 Hz, no geral, e essa diferença é suavizada com quadros gerados automaticamente pelas televisões.

Além desse ponto, o modo cineasta visa preservar cores, proporção de imagem, contraste e a reprodução correta da taxa de quadros.