Internet Banda Larga

Ainda vale a pena ter uma Internet via rádio?

Descubra como funciona a internet via rádio e se ainda vale a pena contratar um pacote assim. Além disso, veja vantagens e desvantagens da internet via rádio.

Em muitos lugares do Brasil ainda vale a pena ter internet via rádio, uma vez que os provedores de internet por meio de cabo ou fibra ótica ainda não chegaram até lá. Sobretudo em áreas rurais ou mais afastadas de centros urbanos, em que há a dificuldade de encontrar operadoras que ofereçam os serviços de banda larga, empresas de internet via rádio são bastante populares.

Uma das principais vantagens da internet via rádio é que não precisa de muita manutenção, além de poder ser mais barata, já que a implementação de um sistema assim é mais barata do que via cabeamento, ainda mais se for por fibra ótica.

Se você está interessado em contratar um pacote de banda larga via rádio, e está buscando mais informações sobre a conexão, está no lugar certo! Conheça mais sobre a internet via rádio a seguir e descubra suas vantagens e desvantagens.

Como funciona a internet via rádio

Esse tipo de conexão funciona por meio de ondas de radiofrequência, que são emitidas por meio de torres a outras antenas, que por sua vez estão ligadas aos dispositivos que irão usar a internet.

Esses sinais são emitidos por antenas do provedor de internet. Já a recepção do sinal é feita por outra antena, instalada em cima de casas ou prédios que tenham contratado os serviços de internet via rádio.

Para que esses sinais se transformem em conexão com a internet, é necessário o uso de um modem, que distribui a internet pelos dispositivos da casa, prédio, escritório ou empresa.

A instalação das torres das operadoras deve ficar em um local alto, para facilitar a recepção do sinal pelas antenas dos clientes. Além disso, se houverem obstáculos entre as antenas, a conexão pode ser prejudicada.

Sendo assim, antes de contratar um pacote de internet via rádio, é importante perguntar ao provedor onde fica a antena mais próxima, já que o ideal é que não esteja muito distante para evitar interferência e instabilidade.

Também é muito importante observar se, entre essa antena e a sua casa ou prédio, existem muitos obstáculos como outros prédios, árvores, morros e outras antenas.

Vantagens e desvantagens da internet via rádio

Uma das principais vantagens da internet via rádio é a disponibilidade em locais onde o cabeamento não chega. Sua cobertura é bastante abrangente, e pode ser usada em grandes áreas, como cidades interioranas ou bairros inteiros.

E ela funciona de maneira bem semelhante a outros tipos de internet banda larga: também está disponível 24 horas por dia e não há limite de uso, ou franquia de dados.

Outra vantagem da internet via rádio é que não depende de linha telefônica ou outros serviços dos provedores. Dessa forma, você consegue contratar apenas um serviço: o de internet banda larga.

Na maioria das operadoras de internet banda larga, a contratação do serviço de conexão com a internet está atrelado a pelo menos mais um serviço, que costuma ser o de telefonia. Com a internet via rádio, isso não acontece, e você evita ter que contratar um pacote de serviços que não precisa ou nem vai usar.

A manutenção dos equipamentos responsáveis pela internet via rádio também costuma custar menos, em comparação com a banda larga cabeada. Isso porque os serviços por rádio não usam fios, que podem ser furtados ou danificados.

Agora, antes de contratar um serviço de internet via rádio, também é preciso observar as desvantagens da conexão.

A principal delas está relacionada à instalação. Como citado, caso haja obstáculos no caminho, pode haver interferências e a conexão com a internet funcionar de maneira intermitente. Isso acontece porque o sinal de rádio não faz curva, e nem transpõe objetos.

Esse problema, no entanto, pode ser evitado com a instalação correta e adequada das antes que transmitem o sinal. Por isso a importância de saber onde fica a antena mais próxima se há obstáculos.

Outras interferências também podem prejudicar a qualidade da conexão via rádio, o que é mais um ponto negativo. As ondas de rádio podem ser prejudicadas no caso de ventos e chuvas mais fortes, assim como acontece com provedores de TV por assinatura via satélite. Com isso, a conexão pode ficar mais lenta e até cair.

Vale lembrar que todos os tipos de conexão com a internet podem sofrer interferências, e essa não é uma exclusividade da internet via rádio. Sendo assim, não é possível se livrar totalmente desse problema, mesmo que você contrate uma operadora de internet por fibra ótica, por exemplo.

Mais um ponto que pode ser negativo na internet via rádio são as opções de velocidade oferecidas nos pacotes. No geral, os planos para residências costumam ir de 1 MB a 15 MB. Eles podem chegar a cerca de 30 MB no caso de planos corporativos.

Dependendo do tipo de uso que for fazer, pode ser que uma dessas opções atenda bem. No entanto, para quem quer jogar online ou assistir a vídeos por streaming, como no caso da Netflix, pode ser que a internet apresente lentidão.

Deixe um comentário

avatar