Internet para todos: programa promete levar internet a todos os municípios do país
Lançado em março de 2018, programa Internet Para Todos oferece planos de banda larga a preços reduzidos.
Com o crescimento constante no número de contratos de internet banda larga, fica até difícil lembrar que o serviço não está disponível em todo o país. Mas essa é a realidade de muitos municípios pelo Brasil, que ainda funcionam sem provedores de internet fixa.
Ao saber disso, muita gente vai pensar no impacto dessa ausência no dia a dia. Afinal, quase não dá para calcular quanto tempo passamos conectados à internet. Uso profissional, ao realizar as mais variadas buscas, pesquisar serviços, ver filmes e séries e acessar os aplicativos de uma Smart TV. São inúmeras as atividades que exigem uma conexão com a internet.
Mas as consequências da ausência de sinal em municípios inteiros são muito maiores, pois não é só a população que fica sem internet. Serviços públicos variados, como hospitais, sistemas de saúde e segurança e escolas são apenas alguns dos órgãos que sofrem mais com a falta de conexão.
Por isso, em 2018, o Ministério da Ciência e Tecnologia (Ministério da ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) lançou o programa Internet Para Todos. Seu objetivo é que 100% dos municípios brasileiros tenham acesso à internet banda larga.
Encontre os melhores planos de internet banda larga na sua região e escolha o ideal para você!
Apoio às prefeituras na disponibilização do sinal de internet banda larga
A proposta principal do Internet Para Todos é oferecer apoio às prefeituras para a oferta de conexão com a internet a preços mais baixos. O programa também prevê medidas para levar o sinal até locais que ainda não contam com cobertura das grandes operadoras.
Além da internet, o Internet Para Todos inclui medidas de segurança, educação, saúde e outros serviços básicos, em parceria com outros órgãos governamentais.
O sinal da internet banda larga do programa é transmitido pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação Estratégicas, ou SGDC. Esse satélite já está em órbita desde 2017 e é usado pelas Forças Armadas do Brasil.
Cabe às prefeituras o cadastro no programa junto ao Ministério da ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Em seguida, é preciso indicar os possíveis locais de instalação das antenas que vão receber o sinal do satélite e fazer sua distribuição pelo município.
Já empresas credenciadas junto ao órgãos responsáveis ficam com a função de execução e manutenção dos serviços de internet banda larga.
Caso a região não seja atendida por operadoras privadas, o serviço pode ser prestado pela Telebrás. O tipo de conexão também varia de acordo com as possibilidades de cada local, podendo ser realizada por rádio, satélite ou fibra óptica.
O programa Internet Para Todos oferece acesso gratuito a internet banda larga?
Apenas espaços públicos dos municípios participantes recebem acesso gratuito à internet, por meio de convênios. Isso inclui escolas, hospitais e outros serviços públicos, com o objetivo de melhorar a estrutura geral nessas localidades. A informação é de que, até 2019, cerca de dois mil municípios já são cadastrados no programa.
Já os habitantes devem procurar informações sobre os planos e valores mais baixos disponíveis em cada município através do programa Internet Para Todos.