icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Blog

Internet no celular: qual a diferença entre 5G e Wi-Fi de 5 GHz?

As duas tecnologias podem atuar nos smartphones, mas de forma bem diferentes.

Uma das grandes expectativas do mercado de smartphones em 2019 é a chegada da internet 5G. Espera-se que a nova tecnologia seja até 100 vezes mais rápida do que a conexão 4G. Assim, os smartphones compatíveis chegariam à velocidade de navegação de até 20 Gbps (gigabytes por segundo), taxa próxima da internet banda larga.

Mas a internet móvel não é o único canal de navegação online dos smartphones. Afinal, quem nunca chega em casa e liga o Wi-Fi? Embora também seja muito usado em dispositivos móveis, o Wi-Fi é uma rede sem fio oferecida pelo roteador, que distribui a internet banda larga.

As duas tecnologias coexistem, mas são usadas de forma independente e bem diferentes. A conexão Wi-Fi depende de um roteador por perto. Já a conexão da internet móvel, ou seja, as 3G, 4G e 5G, é enviada diretamente para os aparelhos. Ou seja, é uma conexão específica da telefonia móvel.

 

Conheça a loja online da Tim e escolha o melhor smartphone e planos de internet móvel para navegar em qualquer lugar!

 

Wi-Fi 5 GHz em casa, internet 5G na rua

 

Em resumo, ambas as tecnologias podem ser usadas pelo smartphone. Entretanto, a internet 5G representa uma velocidade de navegação melhor e mais rápida na rua.

Já o Wi-Fi 5 GHz deixa a sua conexão sem fio local, usada em casa ou no trabalho, mais rápida, sem consumir a franquia de dados do seu plano de celular.

 

Internet 5G

 

A internet 5G é uma evolução das conhecidas 3G e 4G. Ela é chamada assim por ser a 5ª geração de internet móvel. A previsão é de que a conexão 5G já esteja presente em alguns países ainda em 2019, embora deva levar mais tempo para ela chegar ao Brasil.

Entretanto, a tecnologia ainda está em desenvolvimento, já que sua utilização vai muito além dos smartphones. Sua velocidade de transferência de dados é muito mais alta e a latência (tempo de resposta) muito mais baixa.

Por isso, o desenvolvimento da internet 5G considerou, principalmente, sua aplicação na chama IoT, Internet das Coisas na sigla em inglês. Essa tecnologia pode representar uma enorme evolução em atividades como automação de cidades, cirurgias remotas e até em carros autônomos, para citar apenas algumas possibilidades.

É claro que isso tudo virá acompanhado de vantagens como um smartphone com navegação mais rápida e sem congestionamento de rede, por exemplo. Mas é apenas uma das consequências.

 

Quer comprar um celular novo? Veja as ofertas de planos e aparelhos na loja online da Claro.

 

Wi-Fi 5 GHz

 

O Wi-Fi 5 GHz indica a faixa de frequência em que o sinal da conexão sem fio é enviada pelo roteador, que também pode ser de 2,4 GHz. Ou seja, é a abreviação de Wi-Fi 5 Gigahertz.

Enquanto a conexão 5G é novidade, não se pode dizer o mesmo do Wi-Fi 5 GHz, que existe desde de 1999. Porém, ele ficou mais popular a partir de 2009, com o aumento do uso de dispositivos móveis, como smartphones, tablets e notebooks.

As vantagens do Wi-Fi 5 GHz são a melhor velocidade de transferência de dados e menor interferência. Isso porque mais aparelhos trabalham na frequência de 2,4 GHz, o que causa o “encontro” das ondas e, como consequência, reduz a capacidade de transferência. Além disso, o Wi-Fi 5 GHz trabalha com 23 canais, enquanto a frequência de 2,4 GHz tem apenas 3 canais.

Como é usado por menos dispositivos, que encontram mais canais, as bandas do Wi-Fi 5 GHz não sofrem essas interferências.

Contudo, a frequência de 5 GHz também tem desvantagens. Em relação ao Wi-Fi 2,4 GHz, seu alcance é mais curto e sua capacidade de atravessar obstáculos, como paredes, é menor. Logo, só é possível acessar a rede Wi-Fi quando o dispositivo está perto do roteador. Já o Wi-Fi 2,4 GHz pode chegar em áreas mais distantes do roteador, embora com menor velocidade de transferência de dados.

Atualmente, os roteadores já trabalham com os dois canais, de 2,4 GHz e de 5 GHz. São os chamados roteadores dual band, ou tri band, em alguns modelos. Dessa forma, você pode selecionar qual o melhor tipo de conexão sem fio para sua casa.

 

voltar para o top