Internet das Coisas: o que é e como ela impacta a sua vida
Saiba o que é a IoT e algumas de suas aplicações práticas em diferentes setores.
Com a chegada da conexão 5G, o conceito de Internet das Coisas – ou IoT, do inglês Internet of Things, tem se tornado cada vez mais presente. Entretanto, esse não é um conceito novo.
Na verdade, a Internet das Coisas é a aplicação da conexão online aos mais diversos objetos e situações do dia a dia. Isso pode ir desde a sua já conhecida Smart TV, passar por uma geladeira com acesso à internet e chegar até carros ou mesmo cidades conectadas.
Algumas das aplicações da IoT são mais próximas do nosso dia a dia. Por exemplo, você pode ligar um ar-condicionado conectado à rede de internet alguns minutos antes de chegar em casa. Ou então, acessar as câmeras de segurança por meio do smartphone.
Porém, as aplicações da Internet das Coisas vão muito além disso. Transporte público e mobilidade urbana, saúde, educação e indústria são apenas alguns dos setores que podem evoluir bastante com essa tecnologia.
A nova internet 5G será uma das principais responsáveis por essa evolução. Afinal, com maior velocidade e menor tempo de latência, o acesso ou controle remoto a equipamentos só tem a ganhar. Segundo especialistas, nos próximos anos veremos bilhões de dispositivos conectados à internet.
Aplicações práticas da Internet das Coisas
Com alguns exemplos práticos fica mais fácil entender o que é a Internet das Coisas.
Dentro de casa, por exemplo, podemos ter cada vez mais equipamentos conectados. Por meio da Smart TV ou do smartphone, é possível controlar a temperatura da geladeira, ligar ou programar um ar-condicionado e até escolher o horário que a cafeteira deve começar a preparar o café. É claro que, para isso, é preciso que os eletrodomésticos estejam conectados a uma mesma rede, que fará essa ligação entre eles.
Essas possibilidades são interessantes, mas, como foi dito, a Internet das Coisas pode ir muito mais longe.
Essa evolução permite, por exemplo, a existência de veículos autônomos, conduzidos por comandos de um servidor.
Ainda na área de gerenciamento urbano, o sistema elétrico de uma cidade também pode ser controlado, permitindo reparos mais ágeis, por exemplo. Ou então, a coleta de lixo pode ser otimizada com o uso de sensores nas lixeiras.
Outro setor que tem muito a ganhar com a Internet das Coisas é a área de saúde. Essa tecnologia pode permitir a realização de cirurgias, exames e acompanhamento médico remoto, por exemplo.
Na indústria, a IoT pode automatizar uma série de processos, desde a própria produção até armazenamento, controle de estoque e transporte de produtos e equipamentos. No campo, a tecnologia também pode atuar no monitoramento constante de solo e clima, ocorrência de pestes e reunir todos os dados sobre uma plantação ou criação de animais.
Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!