Instagram cancela parceria com empresa que rastreava a geolocalização dos usuários para exibir anúncios
Empresa teria violado termos de serviço das empresas de Mark Zuckerberg.
A privacidade e segurança dos usuários está em alta entre os desenvolvedores. Além das novas versões dos sistema operacionais Android Q e iOS 13, sites e aplicativos prometem seguir pelo mesmo caminho.
Um exemplo é o Instagram, que cancelou sua parceria com uma empresa que teria descumprido os termos de serviço do aplicativo ao usar informações de forma indevida.
Segundo notícias divulgadas pelo portal Business Insider, a Hyp3r estaria rastreando a localização dos usuários em publicações, stories, bio e contatos dos perfis. A coleta seria realizada com “meios automatizados”, que permitiam o acesso dos dados em grande escala.
Medidas contra uso indevido de informações
O objetivo era enviar anúncios segmentados baseados em localização, independente de autorização dos assinantes, o que vai contra os termos de serviço das empresas de Mark Zuckerberg. Embora essas não sejam informações privadas, a utilização dos dados do usuário é restrita.
Após o incidente, as equipes do Facebook e do Instagram tomaram medidas que inibem esse tipo de ação por parte das empresas parceiras. Contudo, mesmo após aviso, a Hyp3r encontrou brechas para seguir com essa prática, o que levou ao cancelamento da parceria.