Huawei Y6 – Review
Celular intermediário da marca chinesa oferece preço acessível.
A Huawei vem fazendo bastante sucesso pelo mundo, sobretudo por oferecer bons smartphones a preços acessíveis. Um exemplo disso é o Huawei Y6, que tem configuração intermediária e custa menos de R$ 1 mil no Brasil.
O modelo da marca chinesa foi lançado em 2019 com especificações que podem ser o suficiente para quem não precisa de um celular tão potente. Confira a seguir o review de ficha técnica do Huawei Y6.
Design moderno e tela grande se destacam no Huawei Y6
Com 6,09 polegadas, o Huawei Y6 pode ser uma boa pedida para quem quer um celular com tela grande. Quanto à resolução do display, é HD+ (1.560 x 720 pixels).
O dispositivo traz notch em formato de gota para aumentar o aproveitamento frontal, que é de 87%; um bom resultado para um celular intermediário.
É possível escolher entre versões com acabamento em metal ou couro para o Huawei Y6. No primeiro caso as opções de cor são preto e azul. Já no segundo, a escolha fica entre marrom e preto.
Câmera traseira pode fazer imagens claras
No quesito câmera, o Huawei Y6 pode fazer imagens de boa qualidade, mas que não chegam ao resultado oferecido por modelos top de linha, como é o caso do Huawei P30 Pro, por exemplo.
Contudo, seu sensor de 13 megapixels tem boa abertura focal f/1.8, que permite a entrada de bastante luz e fica acima da oferecida por outros smartphones da mesma categoria.
Quanto aos vídeos, podem ser feitos em Full HD no aparelho. Para as selfies, o modelo chinês conta com câmera de 8 megapixels com abertura f/2.0.
Desempenho intermediário e desbloqueio por biometria no Huawei Y6
No hardware, o Huawei Y6 não oferece configuração avançada, mas deve ser o suficiente para rodar grande parte dos aplicativos. Sobretudo aqueles mais comuns como redes sociais e WhatsApp, por exemplo.
O chip escolhido para o modelo foi o MediaTek MT6761 (quad-core de até 2 GHz). Quanto à memória RAM, é de 2 GB.
No armazenamento, o Huawei Y6 traz 32 GB com suporte a cartão de memória de até 512 GB. Já a bateria de 3.020 mAh pode dar conta de um dia de uso moderado.
Quanto ao sistema operacional é o Android 9 (Pie) com a interface da marca, a EMUI 9.0. O modelo traz ainda reconhecimento facial e leitor de impressão digital para fazer o desbloqueio de tela.
Porém, o que ficou faltando foi a conexão NFC. Ela é usada para a transferência de arquivos ao encostar dois dispositivos, como na hora de fazer pagamentos usando o celular como cartão de crédito, por exemplo.
Qual é o preço do Huawei Y6 no Brasil?
Em lojas online, o celular intermediário da Huawei pode ser comprado por cerca de R$ 900, que é bom valor para o que oferece.