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Dicas e curiosidades

Home Office: 5 dicas para proteger seus dados trabalhando de casa

Usar senhas, VPN e tomar cuidado com as fake news estão entre medidas importantes.

Com a pandemia do novo coronavírus COVID-19, muitas empresas adotaram o home office como forma de manter a segurança e a continuidade dos negócios. No entanto, fora do ambiente corporativo, é preciso tomar algumas precauções para proteger seus dados.

Além disso, cibercriminosos se aproveitam da fragilidade do momento para aplicar golpes. E isso pode ser feito de diversas maneiras, como enviando e-mails com links ou mesmo disseminando notícias falsas.

Para saber como proteger seus dados trabalhando de casa, separamos 5 dicas que podem te ajudar a manter seguras as suas informações, e também as da sua empresa. Acompanhe!

 

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Use ferramentas de segurança

Caso você trabalhe para alguma empresa e esteja fazendo home office por conta do coronavírus, uma dica importante é seguir as orientações da equipe de suporte da companhia.

Geralmente, é oferecido o acesso à Rede Virtual Privada (VPN), com criptografia dos dados do seu computador corporativo. Além disso, é bom sempre verificar se o antivírus e está instalado e atualizado

Informe-se através de fontes confiáveis

Cuidado com as informações falsas, as chamadas fake news. Elas podem ser disseminadas só para causar pânico ou confundir as pessoas, mas também podem vir acompanhadas de algum pedido de ação, como compartilhamento ou preenchimento de cadastro, e até mesmo o clique em algum link.

Esse tipo de mensagem pode chegar ao usuário de várias maneiras, como por WhatsApp ou e-mail, por exemplo. Sendo assim, desconfie de mensagens encaminhadas em apps mensageiros.

Para se informar sobre o que está acontecendo, procure fontes confiáveis como o site do Ministério da Saúde ou de veículos de comunicação já renomados.

Use os programas fornecidos pela empresa

Você pode até gostar mais de usar uma ferramenta ou software diferente daquele pré-determinado pela sua empresa, mas prefira seguir o que foi estabelecido pela companhia.

Isso porque, caso ocorra algum tipo de problema, você terá o respaldo de não ter infringido nenhuma regra. Além disso, as empresas costumam cuidar da segurança dos dados, e uma das maneiras de fazer isso é oferecendo ferramentas e programas seguros para a realização do trabalho.

Proteja os dados com senhas

Mesmo se você estiver trabalhando no escritório, é importante manter senhas de acesso. E se você quer proteger seus dados trabalhando de casa, essa dica é primordial.

Tenha uma chave para acessar o computador, e também coloque senhas em programas e arquivos confidenciais ou que tenham informações sensíveis.

Cuidado com as redes abertas

Ao fazer home office, o ideal é que você use a sua rede doméstica de internet. Isso porque, ao usar o computador corporativo em uma rede aberta, você corre o risco de ter informações importantes expostas.

Sendo assim, configure seu roteador ou modem com uma senha e conecte o computador corporativo à sua rede doméstica de internet banda larga para garantir maior proteção dos seus dados trabalhando de casa.

 

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