Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Office 365

Hackers usam falha de segurança do Excel para infectar PC das vítimas. Saiba como se proteger.

Malware pode se “disfarçar” de aplicações reais do Windows para acessar as informações dos PCs infectados.

A Microsoft identificou que hackers estão explorando uma falha do Excel para acessar PCs por meio do malware ServHelper. Segundo especialistas em segurança, a distribuição costuma ser espalhada por e-mail, com uma planilha infectada em anexo.

O problema é que, muitas vezes, esses ataques usam DLLs reais do Windows. Assim, o malware passa direto por sistemas de proteção, como antivírus. Após a instalação, programas fraudulentos são instalados nos computadores das vítimas, sem serem detectados.

Na verdade, essa não é a primeira vez que ataques desse tipo são identificados. Contudo, eles atuam de maneiras diferentes. 

Em uma das versões, o malware faz ligação entre o computador atingido e o hacker, permitindo acesso remoto. Assim, o criminoso pode acessar todas as informações da máquina original, inclusive com acesso de contas online.

A outra possibilidade é que o malware consiga realizar a transferência de arquivos do computador atingido para outro equipamento. A nova versão identificada trabalhava seguindo esse caminho.

Como se proteger de hackers ao usar o Excel

Esse tipo de ataque tem como objetivo acessar informações de empresas. Contudo, todos que usam o Excel, mesmo em computadores pessoais, devem ficar de olho na segurança de seus dados

O primeiro passo é jamais fazer o download de um arquivo sem ter certeza de sua origem. Normalmente, o arquivo infectado vem em formato XLM, mas novas formas de ataque podem ser desenvolvidas. Por isso, sempre que desconfiar de um arquivo recebido, mesmo que de fonte conhecida, confira a veracidade com quem enviou o e-mail. Isso também vale para arquivos enviados por outros canais, como chats online.

Segundo a Microsoft, outra indicação é migrar para as aplicações em formato VBA, no lugar nas macros do Excel. Além de mais seguras, essas aplicações oferecem recursos mais completos para o uso profissional do programa.

 

Tenha acesso aos melhores softwares da Microsoft quando e onde quiser. Faça já sua assinatura do Office 365!

voltar para o top