Fim do suporte ao Windows 7 aumenta venda de PCs
Medida foi tomada dia 14 de janeiro e causou aumento na venda de notebooks e similares.
A Microsoft encerrou oficialmente o suporte ao sistema operacional Windows 7 em 14 de janeiro. A medida, anunciada há cerca de dois anos, foi responsável por um aumento na venda de PCs, notebooks e similares em 2019.
Uma pesquisa de mercado da IDC aponta crescimento de 2,7% na venda desses dispositivos, o equivalente a cerca de 266,7 milhões de unidades.
Contudo, outro relatório apresentado pela Gartner, indica crescimento de 0,6%, o equivalente a cerca de 261 milhões de aparelhos. Um dos motivos para essa diferença nos números é que a Gartner não considera Chromebooks na contabilização.
De qualquer forma, os resultados confirmam o crescimento do setor ao longo de 2019, o primeiro desde 2011.
Segundo os analistas, o setor empresarial foi um dos maiores responsáveis por esse aumento nas vendas. Ambientes profissionais pedem um nível maior de atualizações de sistema e segurança, que deixaram de ser oferecidas n o Windows 7.
Assim, as empresas tiveram necessidade em aderir à versão mais recente do sistema. Entretanto, como aparelhos mais antigos não funcionam bem com o Windows 10, foi necessário, também, fazer a troca de hardwares.
Movimento fora da curva
Apesar dos bons resultados no último ano, analistas apostam que esse crescimento seja um movimento sazonal, e que os números não devem se repetir em 2020. Afinal, quem viu necessidade de atualização para o Windows 10, e uma consequente troca de PC ou notebook, já fez esse movimento.
Segundo a Microsoft, o Windows 10 foi instalado em mais de 900 milhões de computadores em setembro de 2019. Porém, o Windows 7 ainda é usado em cerca de 30% dos desktops, o que indica um espaço para que mais vendas sejam realizadas. Entretanto, o movimento deve desacelerar ao longo dos próximos meses.
Os analistas indicam, ainda, que as novas tecnologias serão as responsáveis pelo próximo momento de crescimento do mercado. Notebooks com telas dobráveis e a chegada da conexão 5G pode impulsionar as vendas futuras.
Entre as fabricantes, Lenovo, HP e Dell viram aumento no número de vendas em 2019. Já Apple e Acer mostraram uma desaceleração em relação ao ano de 2018.
Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!