Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Notícias

Facebook testa autenticação por selfie em vídeo para evitar ação de bots

Segundo a plataforma, ferramenta não usa tecnologia de reconhecimento facial.

Com objetivo de evitar atuação de bot e perfis fals1os, o Facebook deu início a testes de autenticação por reconhecimento facial. Recentemente, a rede social também divulgou algumas ações para evitar disseminação de fake news.

A ferramenta foi descoberta pela pesquisadora Jane Manchun Wong, conhecida por antecipar recursos das plataformas. 

Segundo as imagens, os usuários de contas consideradas suspeitas devem manter o rosto dentro de um círculo exibido na tela e realizar os movimentos solicitados. 

É possível ver, ainda, mensagens nas quais a plataforma avisa que ninguém terá acesso a esses vídeos e que eles serão apagados em 30 dias.

Escolha seu plano Claro Controle com WhatsApp e redes sociais ilimitados para navegar no Facebook sem gastar internet!

Facebook afirma que não há uso de reconhecimento facial

Embora o método seja bem parecido com o reconhecimento facial de smartphones, o Facebook afirma que a tecnologia não é utilizada. 

De acordo com representantes da empresa, o sistema apenas reconhece e detecta movimentos da cabeça e a presença de uma pessoa real. Dessa forma, logins indesejados não podem ser realizados com uso de fotos, por exemplo. 

O Facebook também afirmou que, caso seja confirmada, a verificação por vídeo será solicitada apenas em casos de perfis suspeitos.

Entretanto, a ferramenta ainda está em fase de testes. Sendo assim, não há previsão de lançamento oficial desse tipo de verificação, ou mesmo se ela será realmente usada pela plataforma.

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top