Curiosidades

Existe portabilidade de plano de TV por assinatura?

Portabilidade e mudança de endereço são serviços diferentes

Nos serviços de telecomunicações, a portabilidade tem relação com a possibilidade de mudar a operadora do seu número de telefone, fixo ou móvel, sem trocar de número.

Vamos explicar melhor. Digamos que você tenha um plano de celular da Oi ou da Tim.Por qualquer motivo que seja, decide trocar por um plano da Vivo. Bem, a portabilidade garante que você faça essa mudança, sem precisar mudar o seu número de celular atual.

O mesmo vale para linhas de telefonia fixas, como, por exemplo, por exemplo do seu Net Fone para um fixo da Tim.

Bem, como diz respeito, apenas, ao número de telefone, não é possível fazer a portabilidade de um plano de TV por assinatura. Na verdade, esse serviço não existe, e nem teria utilidade.

 

No caso da TV por assinatura, você pode pedir transferência de endereço

 

Um plano de TV por assinatura, seja ele qual for, oferece o acesso ao sinal daquela operadora de TV. Não existe uma linha própria, como é o caso das linhas telefônicas, fixas ou móveis.

É claro que pode acontecer de, por exemplo, você ter que trocar do endereço em que foi realizada a instalação da TV por assinatura. Nesse caso, você deve pedir a transferência do seu serviço, ou seja, do sinal, para o novo endereço.

Com a mudança do endereço de instalação, você pode manter a sua assinatura como está. Assim, o seu plano de TV, ou seja, o seu pacote de canais e benefícios, deve continuar o mesmo (caso ele esteja disponível na região).

Normalmente, as empresas de TV por assinatura cobram por esse serviço, como um tipo de taxa de manutenção.

Para solicitá-lo, é preciso entrar em contato com os canais de atendimento da sua prestadora.

 

Internet banda larga segue as mesmas regras da TV por assinatura

 

Com o sinal de internet banda larga, ocorre do mesmo jeito. Você pode pedir a mudança de endereço e continuar com o pacote contratado. Mas não é uma portabilidade, é apenas uma alteração de endereço da instalação. Mais uma vez, é preciso que o sinal da sua operadora esteja disponível na região de destino.

Mas e se eu tiver um combo?

 

As empresas de telecomunicações costumam investir em vários serviços. Telefonia fixa, telefonia móvel, TV por assinatura e internet banda larga são os mais comuns.

Por isso, é normal ver a oferta de combos, ou seja, combinações desses serviços prestados por uma mesma empresa. Muitas vezes, ao contratar esses pacotes, o cliente encontra preços mais baixos do que nos serviços individuais. Além de juntar tudo em uma fatura só, o que pode facilitar a organização nas contas.

Digamos que você tenha um combo que inclui TV por assinatura e telefonia fixa, entre outros serviços. Mesmo com a mudança de endereço, você pode manter o mesmo número de telefone, assim como os pacotes de internet e TV, na mesma operadora. Desde que todos os serviços estejam disponíveis naquela região.

E se eu quiser mudar apenas um dos serviços?

 

Pode acontecer de você já ser assinante de um combo e querer trocar de operadora apenas em um dos serviços. Por exemplo, você está satisfeito com sua internet e telefone fixo, mas quer mudar a TV por assinatura.

Teoricamente, você pode fazer isso a qualquer momento. Afinal, é possível, até mesmo, que cada um desses serviços sejam oferecidos por diferentes empresas.

Mas é importante observar se isso vai deixar os custos dos serviços remanescentes mais altos. Como dissemos, normalmente e custo dos combos garantem preços menores que os serviços individuais. Ao “desmontar” um combo, você perde esses descontos.

Mais uma vez, é importante lembrar: isso não caracteriza portabilidade. É apenas uma mudança de serviço, nesse caso, do seu pacote de TV por assinatura. Afinal, você vai deixar de acessar o sinal de uma operadora para acessar os canais e pacotes disponíveis em outra.

Nessa mudança de serviços e combos, a portabilidade se aplica apenas aos telefones, fixos ou móveis. É possível, inclusive, manter os sinais da TV por assinatura e internet, mas pedir a portabilidade do telefone fixo para outra operadora. Lembrando que aqui também pode se aplicar aquela mudança nos preços dos outros serviços do combo, como falamos antes.

 

Portabilidade de fixo para fixo ou móvel para móvel

 

Mais uma informação importante sobre a portabilidade numérica, a troca de operadora sem mudar de número de telefone.

Esse serviço só pode ser solicitado entre números de um mesmo serviço. Ou seja, de fixo para fixo de operadoras diferentes, ou de plano de celular para outro plano de celular. Não é possível transformar uma linha fixa em linha móvel, ou vice-versa.

Além disso, é essencial que essa linha, seja fixa ou de celular, esteja ativa no momento da portabilidade entre operadoras. Por isso, não cancele o seu plano atual antes de mudar de empresa. Aliás, nem depois, já que o cancelamento do serviço anterior é realizado pela nova operadora.

Deixe um comentário

avatar