Smartphones

Existe aparelho celular com câmera 360 graus

Até o momento, apenas uma marca chinesa investiu no recurso. Mas fotos e vídeos em 360º podem ser capturados com acessórios

Quem acompanha a tendência de fotos e vídeos de aventura pelo mundo, já deve ter percebido que as imagens em 360º são cada vez mais populares.

O que já foi apenas um recurso visual interessante ganha ares de filme de ficção científica com o desenvolvimento da Realidade Virtual. A realidade aumentada leva as imagens em 360º a um novo patamar, turbinando jogos e aplicativos.

É claro que nem todo mundo pode bancar por todas as tecnologias mais avançadas. Mas a criação de fotos e vídeos em 360º é cada vez mais acessível, com diversos modelos de câmeras com o recurso disponível.

Porém, vale a pergunta: será que os smartphones conseguem acompanhar essa tendência? Afinal, as câmeras dos smartphones muitas vezes são as ferramentas principais de fotos e vídeo da maior parte das pessoas.

Bem, pelo menos por enquanto, quem quer fazer vídeos e fotos em 360º ainda precisa investir em equipamentos extras. Mas uma empresa chinesa pode ter começado a mudar esse cenário.

 

Marca chinesa Pro Truly já lançou celular com câmera 360º

 

O modelo ainda não chegou ao Brasil, mas já pode ser encontrado do outro lado do mundo. Uma marca da China chamada Pro Truly lançou, em 2017, aquele que pode ser o primeiro celular com câmera 380º do mercado.

Para acomodar as duas câmeras de 13MP, que se integram para formar as imagens em 360º, o celular tem um visual bem diferente. Parece que ele tem uma parte “extra” acoplada no alto do aparelho. Com isso, suas dimensões também ficam maiores do que outros smartphones.

Na parte de configurações, o modelo tem tela Full HD, processador Media Tek Helio X20 e RAM de 4GB. E não poderia ser diferente, já que um hardware potente é necessário para lidar com o processamento de imagens exigente da câmera.

Vale notar que o estranhamento inicial é esperado. Afinal, falamos de uma tecnologia ainda bem recente, e que deve passar por algumas otimizações.

A má notícia é que o modelo não chegou nem perto de dar as caras no Brasil. Resta esperar para ver se outras marcas vão se inspirar na Pro Truly e apostar nas câmeras 360º em smartphones.

 

Câmeras 360º para smartphones

 

Agora, vamos às boas notícias. Não é porque o recurso não está presente no celular que precisamos abrir mão dele. Alguns acessórios permitem que você transforme seu smartphone em uma câmera 360º.

Por exemplo, a Motorola incluiu em sua linha de Moto Snaps um gadget especial para essas capturas, o Moto Snap 360 Câmera. Super compacto, ele é fácil de transportar em bolsas ou mochilas. Para fazer os vídeos e fotos, é só prender no alto no aparelho e abrir o app da câmera, bem simples de usar. Ah, mas, assim como os outros Moto Snaps, o acessório s´é compatível com modelos da linha Motorola Moto Z.

Já a Asus investiu na compatibilidade com outros smartphones. Segundo a marca, a Câmera 360º Asus tem conectividade completa com qualquer celular Android. O acessório também ganha pontos pela mobilidade, já que não ocupa muito espaço. Mas não esqueça de baixar o aplicativo próprio para editar e compartilhar suas imagens.

E não podemos esquecer das câmeras 360º que não dependem dos smartphones. Apesar do funcionamento independente, esses modelos oferecem integração com os aparelhos para edições e compartilhamentos.

A câmera Samsung Gear 360 está entre as mais famosas, mas você também pode apostar na LG 360 Cam e, claro, na GoPro Fusion.

 

Aplicativos que simulam o efeito 360º

 

Não está podendo gastar dinheiro com acessório ou câmeras 360º? Então você vai curtir alguns aplicativos para smartphones que simulam o efeito. Tudo bem que o resultado não alcança a mesma qualidade, mas já dá para variar nas fotos!

Com o aplicativo Câmera Cardboard, para Android, você pode fazer vídeos com captura de som ambiente. Para fazer as imagens, é só posicionar o aparelho de acordo com as instruções do app, bem simples de usar! Já o app Photaf Panorama, também para smartphones Android, permite edições de luz e zoom.

Outras opções são os aplicativos Photo Sphere Camera, que tem integração com o Google Maps, e o Splash – 360 Videos Camera, bem legal para iPhones.

Deixe um comentário

avatar