icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Dicas e curiosidades

Excel para iniciantes: conheça dicas básicas para utilizar o aplicativo

Saiba quais funções, fórmulas e atalhos básicos do programa da Microsoft.

O Excel é um dos programas mais usados da Microsoft, presente em diversos planos do Office 365 Home, para uso pessoal, e Office 365 Business, para uso profissional, com versões para desktop e smartphones.

Embora seja muito usado na montagem de planilhas e gráficos com informações complexas, o programa também pode ser bem útil em tarefas simples do dia a dia. Por exemplo, é uma boa maneira de acompanhar gastos mensais e outras formas de organização.

Contudo, muita gente fica com receio de se arriscar nas fórmulas e atalhos do Excel. Nesse caso, o mais indicado é conhecer seus recursos básicos e, com o tempo, aprender novas ferramentas.

Faça sua assinatura do Office 365 e tenha acesso aos melhores softwares da Microsoft.

Caso você seja um iniciante no Excel, aqui vão algumas dicas simples para começar a usar o programa:

Fórmulas básicas do Excel

Comece pelas fórmulas básicas do Excel, que realizam os cálculos de soma, subtração, multiplicação e divisão, além da média aritmética dos valores.

  • AdiçãoFórmula =SOMA(Célula;Célula) – Dentro do ( ), coloque as células que vão entrar no cálculo, separadas pelo sinal de ponto e vírgula (;). Por exemplo =SOMA(A1;A2;A3)
  • SubtraçãoFórmula =(Célula-Célula) – Dentro dos ( ), coloque as células consideradas no cálculo, separadas pelo sinal de subtração. Por exemplo =(A1-A2-A3)
  • MultiplicaçãoFórmula =(Célula*Célula) – Dessa vez, dentro dos ( ), coloque as células separadas pelo asterístico (*). Por exemplo, =(A1*A2)
  • DivisãoFórmula =(Célula/Célula) – Indique quais as células consideradas no cálculo, separadas pela barra de divisão (/). Por exemplo =(A1/A2)
  • MédiaFórmula =MEDIA(Célula:Célula) – Dentro dos ( ), inclua o intervalo das células que vão entrar no cálculo da média, divididos por dois pontos (:). Por exemplo, =MEDIA(A1:A15). Ou seja, média dos valores inseridos nas células, A1, A2, A3 e assim por diante, até A15.

Atalhos básicos do Excel

Além dos cálculos essenciais, aprender os atalhos principais do excel também pode ajudar bastante ao começar a usar o programa.

  • CTRL + PG DOWN ou CTRL + PG UP – Alternar entre as diferentes planilhas de um mesmo arquivo no Excel.
  • CTRL + seta direcional – Pular para o último item de uma linha (seta direcional para direita) ou coluna (seta direcional para esquerda).
  • CTRL + Shift + seta direcional – Selecionar todas as células naquela direção da planilha.
  • CTRL + Shift + $ – Aplicar formato de moeda em todos os conteúdos de uma coluna (também pode ser usado R$, para reais).
  • CTRL + Shift + ! – Aplicar formato de números decimais com dois dígitos em todos os conteúdos de uma coluna.
  • CTRL + Shift + % – Aplicar formato de porcentagem em todos os conteúdos de uma coluna.
  • CTRL + D – Selecione uma linha e use o comando para copiar um mesmo valor para todas as células dessa linha.
  • CTRL + R – Selecione uma coluna e use o comando para copiar um mesmo valor para todas as células dessa coluna.
  • CTRL + Shift + # – Incluir data com dia, mês e ano.
  • CTRL + Shift + @ – Incluir no arquivo hora e minutos.
voltar para o top