icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Notícias

ESET libera lista com mais de 40 apps com adwares

Aplicativos maliciosos foram baixados cerca de oito milhões de vezes na Play Store.

Na última quinta-feira, a empresa de cibersegurança ESET divulgou um relatório revelando que 42 apps de Android ativos na Play Store estavam infectados com adwares. Ainda segundo as informações obtidas, esses aplicativos foram baixados cerca de oito milhões de vezes na Google Play, desde julho de 2018. 

Esses apps, após serem iniciados, começavam a se comunicar com o servidor C&C e tinham acesso a diversos dados domésticos do aparelho, como versão do sistema operacional, status de bateria, idioma entre outros. Para permanecer por mais tempo no dispositivo, os apps imitavam os do Facebook e Google e ainda excluíam o próprio atalho para que a remoção fosse dificultada. 

Entre a lista de apps infectados estão o Video Downloader Master, que foi baixado 5 milhões de vezes, e o Ringtone Maker Pro, que teve 500 mil de downloads. 

Vale dizer que todos os apps já foram removidos da Play Store, mas a ESET alerta que pode ser que ainda estejam disponíveis em lojas de terceiros. 

Compre agora um smartphone novinho na loja online da Claro e ganhe bônus de internet para navegar a vontade!

Dicas para se proteger contra os apps maliciosos

Para se proteger contra os apps maliciosos, evite os que têm notas muito baixas e leia os reviews de outros usuários. Além disso, não deixe de instalar um antivírus em seu smartphone. 

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top