Empresa americana cria forma de recarregar bateria do celular pelo ar
Carregamento via wireless é feito através de uma espécie de roteador.
O carregamento sem fio já existe e tem diversos smartphones compatíveis. Mas imagine poder recarregar o aparelho pelo ar, sem a necessidade desse tipo de acessório como base, ou ainda cabos?
Essa realidade pode estar próxima, ao menos nos Estados Unidos. Isso porque a Ossia conseguiu uma importante certificação no país, equivalente a da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aqui no Brasil. Assim, pode começar a comercializar o aparelho que fornece energia pelo ar.
Contudo, a expectativa é que essa tecnologia chegue ao usuário comum somente em 2020. O objetivo é oferecer mais liberdade de uso dos aparelhos enquanto eles são recarregados, o que não acontece atualmente.
Encontre os melhores celulares do mercado na loja online da Claro e aproveite descontos exclusivos!
Entenda como funciona o carregamento de celular pelo ar
O funcionamento do carregamento pelo ar é feito através de um aparelho, como uma espécie de roteador wireless. No entanto, em vez de transmitir sinal de internet, distribui energia para os aparelhos compatíveis.
O equipamento usa até a mesma frequência de antenas Wi-Fi, de 2,4 GHz. São emitidas ondas de rádio que levam a energia aos dispositivos equipados com essa tecnologia.
Porém, há algumas limitações. Por enquanto, o aparelho vem sendo usado somente em indústrias e empresas. Além disso, o alcance máximo do sinal é de aproximadamente um metro.
Além disso, o aparelho é de 1 W, quantidade de energia que é bem abaixo do oferecido pelos carregadores atuais. Contudo, pode ser o suficiente para manter um smartphone carregado, por exemplo.