Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Notícias

Em parceria com Nokia, TIM abre o primeiro laboratório 5G do Nordeste

Espaço será dedicado à pesquisa de soluções e inovações que exploram as possibilidades da nova tecnologia.

No último dia 17, a TIM inaugurou seu primeiro laboratório 5G no Nordeste. O espaço é o primeiro da região e o terceiro em todo o país. O projeto é uma parceria entre a operadora, a empresa Nokia, e a Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Contando, também, com o VIRTUS – Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação.

Instalado no campus da UFCG em Campina Grande, Paraíba, espaço pretende atrair empresas de tecnologia, fundações e instituições de pesquisa. O objetivo é a busca por soluções e inovações em projetos de pesquisa e desenvolvimento com a nova conexão. 

Para isso, as instalações podem acessar a rede 5G da TIM licenciada pela Anatel.

Fique conectado às melhores tecnologias disponíveis no Brasil com um dos planos TIM Controle com WhatsApp e redes sociais de navegação ilimitada.

Áreas de atuação do laboratório TIM 5G

Por enquanto, o laboratório da TIM, chamado TIM 5G Living Lab, vai operar em seis áreas de atuação. Dessa forma, as diversas aplicações da conexão 5G podem ser pesquisadas em conjunto.

Na Construção Civil, as demonstrações envolvem uma retroescavadeira conceito 580N Wireless da Case, controlada por tablets.

No campo da Saúde, a realidade virtual entra em cena com a VR Fisioterapia, focada em exercícios personalizados para pacientes com limitações físicas e neurológicas.

A realidade aumentada também vai atuar em pesquisas na área de Educação, por meio de compartilhamento de conteúdo multimídia com a tecnologia MEC (Multi-Access Edge Computing).

Drones conectados à rede 5G vão trabalhar no setor de Indústria, realizando inspeções e levantamentos remotos. Já no Agronegócio, a tecnologia buscará soluções para evitar a proliferação de pragas e coleta de dados.

Finalmente, a Casa Conectada vai mostrar aplicações do 5G no dia a dia, por meio do Acesso Fixo sem Fio (FWA).

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top