icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Blog

É perigoso recarregar a bateria do smartphone enquanto você dorme?

Descubra se tem problema deixar o celular na carga durante a noite e veja respostas para as principais dúvidas sobre a bateria do smartphone.

Muita gente tem o hábito de deixar o celular na tomada quando vai deitar. Mas uma pergunta que pode pairar sobre muitas cabeças é: tem perigo deixar o smartphone carregando enquanto dorme?

Entretanto, existem dois caminhos para essa resposta. O primeiro deles é se o perigo está relacionado a riscos de explosão, ferindo o usuário, por exemplo. O outro diz respeito à vida útil da bateria do celular.

De maneira geral, a resposta para a pergunta inicial é não. E isso vale para as duas hipóteses levantadas.

Apesar de, há pouco tempo, a Samsung ter lançado um smartphone (Galaxy Note 7) com problemas na bateria, ocasionando explosões, isso não é nem um pouco comum na indústria de celulares.

Ainda assim, algumas perguntas relacionadas à bateria do celular podem deixar muita gente na dúvida. Confira a seguir algumas das principais questões sobre o assunto.

 

Quer comprar um celular com bateria de longa duração? Encontre os melhores modelos na loja online da TIM e aproveite!

 

Existe risco de sobrecarregar a bateria se continuar na tomada depois de 100%?

 

Não. Tanto a bateria de celulares quanto a de tablets e notebooks foram desenvolvidas de maneira que sempre parem de receber carga quando atingem 100%.

Contudo, como a bateria do celular tem uma vida útil limitada, o ideal é tirar o aparelho da carga quanto ela estiver completa. Assim, você garante que ela funcione perfeitamente por mais tempo.

 

Posso colocar o smartphone carregando embaixo do travesseiro?

 

Não. Apesar de serem baixos os riscos do seu smartphone pegar fogo enquanto carrega, não é recomendável deixá-lo sob o travesseiro durante esse processo. Mas não exatamente para evitar acidentes, e sim para que a bateria não seja danificada.

Isso porque os celulares, no geral, precisam estar em ambientes frescos e ventilados. Essa é uma forma de evitar o superaquecimento e um possível dano à bateria do smartphone, que pode começar a descarregar mais rapidamente.

Sendo assim, evite ainda fazer recargas quando as temperaturas estiverem acima dos 35ºC, como recomenda a Apple, por exemplo.

E da mesma maneira como os smartphones não se comportam bem no calor extremo, o mesmo acontece com o frio. Portanto, evite fazer recargas em temperaturas negativas, por exemplo. Você também não deve colocar o aparelho em um freezer ou na geladeira na tentativa de “esfriar”.

 

Tem problema usar cabos falsos?

 

Sim. O ideal é sempre usar cabos originais ou certificados, o que garante a segurança na hora de carregar o smartphone. Também nesse caso, é improvável que o uso de um cabo falso vá fazer o aparelho pegar fogo, mas algum componente, como a bateria, pode ser danificado.

voltar para o top