Apps

Dicas para deixar o Smartphone mais rápido

Seu Smartphone está lento? Resolva este problema com algumas dicas simples

 

Por mais potente que seu celular seja, chega um momento em que você precisa realizar alguns procedimentos para melhorar a velocidade e o desempenho do smartphone. São tantos arquivos que compartilhamos pelo WhatsApp, que baixamos das redes sociais ou até mesmo aplicativos que instalamos para facilitar nossas tarefas do dia a dia, que o aparelho vai precisar de uma boa manutenção.

Mas antes de fazer qualquer reparo, é fundamental que você saiba porque seu celular está cada vez mais lento. Nem sempre pode ser por falta ou excesso de arquivos ou aplicativos. Confira a seguir algumas dicas de como deixar seu smartphone mais rápido e o que pode estar causando o problema.

 

6 motivos que podem fazer seu aparelho travar

Os aparelhos com o sistema operacional Android estão entre os mais utilizados no mundo. Por isso, existem inúmeras ferramentas e aplicativos que podem te ajudar a manter seu Smartphone sempre em ordem e funcionando perfeitamente.

 

Limpe arquivos desnecessários

Que tal liberar espaço no smartphone antes de tudo? Os arquivos que você baixa da internet e repassa pelo WhatsApp ficam armazenados na memória, ocupando espaço. Fotos, vídeos, arquivos e aplicativos devem ser deletados frequentemente do aparelho.

O ideal é fazer a limpeza a cada duas semanas e deixar pelo menos 25% de espaço livre na memória do smartphone. Você pode configurar o celular para armazenar tudo na nuvem. Assim você não corre o risco de perder alguma coisa importante na hora de fazer a limpeza.

 

Aplicativos não utilizados

Todos os aplicativos baixados ocupam um bom espaço na memória e podem ser os grandes responsáveis pela lentidão ou travamento do seu aparelho. Verifique quais aplicativos você não usa mais ou usa muito pouco e desinstale-os. Esse procedimento vai fazer uma grande diferença no desempenho do seu smartphone.

Outra dica é mover os apps para o cartão SD. Todos são instalados diretamente no aparelho, mas você pode movê-los para o cartão de memória facilmente. Para fazer isso, você deve acessar “Configurações >Aplicativos  > Gerenciador de Aplicativos” e selecionar o app que você queira mover.

Toque no item “Armazenamento” e veja se ele pode ser movido. Caso sim, aparecerá a opção “Alterar” no item “Armazenamento usados”. Clique ali e selecione o cartão de memória para transferir o aplicativo.

 

Aplicativos em segundo plano

Você sabia que os aplicativos ficam rodando em segundo plano, mesmo quando você não os está utilizando? Um exemplo disso são as redes sociais como Facebook, WhatsApp, Instagram e até mesmo o e-mail. Para desativá-los e deixar seu celular mais rápido, basta ir em “Configurações do Sistema” no seu Android, selecionar a opção “Aplicativos”, escolher o app que você quer fechar e clicar em “Forçar parada”.

 

Atualize o sistema operacional

Sistema operacional desatualizado também causa lentidão e travamentos. Cada versão atualizada tem o objetivo de oferecer mais velocidade, segurança, estabilidade e melhor desempenho para o aparelho. Por isso é muito importante que você atualize sempre o sistema do seu smartphone.

 

Faça a limpeza do cache

Quando você está navegando na internet, os navegadores armazenam informações que facilitam o acesso às páginas. O Android faz isso com todos os aplicativos que você usa, armazenando esse “lixo” na memória do seu celular.

Limpe o cache sempre que possível para garantir que seu smartphone fique mais rápido. Para isso você deve acessar “Configurações > Aplicações” e dentro de cada aplicativo você vai encontrar a opção “Excluir cache” e pronto.

 

Elimine os Widgets 

Widget consomem muita bateria e processamento, o que causa a lentidão no aparelho. Para excluir, pressione o app e arraste para a parte superior do seu Android e vá até a opção remover.

 

Aplicativos que ajudam a acelerar o smartphone

Alguns aplicativos podem te auxiliar a manter seu celular sempre em ordem e funcionando direitinho. Eles ajudam a eliminar arquivos desnecessários, corrigir problemas na execução de apps instalados, localiza e te avisa sobre aplicativos que você não usa há algum tempo e ajuda até a controlar o gasto da sua bateria. Conheça a seguir alguns deles:

Android Assistant: trata-se de um aplicativo que monitora as funções do seu aparelho. Gerencia processos, limpa a cache e mata processos.

Clean Master: efetua a limpeza de cache, arquivos desnecessários e outros itens que podem comprometer o desempenho do sistema operacional do seu smartphone. Ele também tem a função de antivírus.

Booster & Cleaner: é um aplicativo que, além de melhorar o desempenho do celular, também ajuda a poupar bateria e possui encerramento automático de aplicativo.

DU Speed Booster: Entre suas funções estão antivírus integrado, limpeza de cache, otimização do sistema, aumento da capacidade da RAM e encerramento de tarefas. Com ele você pode agendar limpezas automáticas dos arquivos de lixo.

CCleaner: é um dos mais conhecidos do mercado. Ele limpa o lixo, aumenta a velocidade, monitora o sistema e garante uma navegação mais segura. Com ele você também pode desinstalar múltiplos aplicativos.

Deixe um comentário

avatar